O presente trabalho, permeia um estudo de interconexão do currículo integrado com a formação permanente dos docentes que atuam na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Como princípio da investigação, parte-se da análise dos indicadores de matrículas e evasão da EJA/EPT e a partir desta análise, dialogar com os docentes, e buscar possibilidades para uma prática mais efetiva na perspectiva do currículo integrado e consequentemente um avanço na prática pedagógica docente. Este trabalho tem aporte metodológico, no paradigma interpretativo com a finalidade de compreender e interpretar a realidade, sendo de natureza qualitativa, com análise descritiva. Para coleta de dados foi realizada entrevista semiestruturada com coordenadores de curso e docentes da EJA que atuam no Instituto Federal Farroupilha e pesquisa documental. Com esta investigação, busca-se apontar estratégias e possibilidades para melhor repensar o currículo integrado a partir da formação permanente e repensar as práticas docentes efetivando o currículo integrado, as formulações sobre politecnia, escola unitária, trabalho como princípio educativo e educação emancipadora e libertadora, ao mesmo tempo que se procurou garantir o acesso e a permanência aos jovens e adultos por uma educação pública, gratuita e de qualidade