No presente trabalho apresentamos o jogo de xadrez como uma ferramenta fundamental para o ensino da matemática, pois a prática dos jogos de tabuleiro exercita diversas características, como raciocínio logico, concentração, pensamento analítico, autonomia e autoconfiança. Assim podendo identificar benefícios para a criança desde o conhecimento ao domínio do tabuleiro, resultando em ganhos para sua noção espaço-dimensional. Depois do tabuleiro são apresentadas as peças, onde cada uma tem sua própria característica física, seu próprio movimento e um papel dentro do jogo, assim auxiliando o desenvolvimento da concentração e da memória. O desenvolvimento das partidas, com o cálculo das jogadas e a integração das peças exercitam a imaginação e o raciocínio logico, assim como a escolha da próxima jogada valoriza a autonomia e a iniciativa de cada criança. Objetivos: este trabalho tem como objetivo explorar as potencialidades da utilização do jogo de xadrez, como um recurso, no processo de ensino e aprendizagem de matemática em turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. E também trazer relações do xadrez com a matemática, assim mostrando como jogar xadrez contribuirá para o aprendizado da disciplina. E assim para atingirmos os nossos objetivos temos que, elaborar, aplicar, descrever e analisar sequencias de atividades que relacionam a aprendizagem com conhecimentos de matemática. As atividades tem que ser elaboradas para que os alunos aprendam matemática enquanto aprendem a jogar xadrez.