Desde a segunda metade do século XX até os dias atuais, tem ocorrido diversas mudanças na sociedade, intensificadas devido ao avanço tecnológico e da velocidade da informação, que são características da globalização. Nesse sentido, trabalhar o conceito de globalização no Ensino de Geografia tem sido um grande desafio, devido a variedade de contextos e de temas que o espaço globalizado se encontra associado, logo o professor pode buscar diversos recursos que auxiliem na compreensão desse assunto e na aprendizagem dos alunos em sala de aula. Pautado nessa perspectiva, esse artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma experiência de como a charge pode auxiliar no estudo da globalização no âmbito da disciplina de Geografia na Educação Básica. Para a realização deste trabalho foram utilizados vários procedimentos metodológicos, como uma pesquisa bibliográfica sobre a globalização, o uso de recursos didáticos não convencionais e ensino de geografia; foi feito um levantamento de algumas charges em sites a fim de verificar os temas relacionados com o conteúdo de globalização e suas possibilidades enquanto recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia; e posteriormente foi desenvolvido uma atividade de discussão em sala de aula com as duas turmas do terceiro ano do Instituto Federal do Piauí, Campus Oeiras. Com o desenvolvimento da atividade ficou evidente a grande potencialidade desse recurso trabalhado em sala de aula, pois com o uso das charges, os alunos puderam refletir e buscar nos seus conhecimentos prévios qual temática cada figura estava representando, objetivando aproximá-los da realidade do mundo sobre um tema tão atual que é a globalização e permitindo que os mesmos construam olhares críticos sobre determinados temas. Além disso, a atividade trabalhada trouxe um dinamismo para as aulas, devido ao empenho e interesse dos alunos ao trabalhar em grupos, contando com a participação de todos nas discussões.