O ENSINO DE GLOBALIZAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE CHARGES: EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO IFPI CAMPUS OEIRAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90783 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4545 "inscrito_id" => 17373 "titulo" => "O ENSINO DE GLOBALIZAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE CHARGES: EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO IFPI CAMPUS OEIRAS" "resumo" => "Desde a segunda metade do século XX até os dias atuais, tem ocorrido diversas mudanças na sociedade, intensificadas devido ao avanço tecnológico e da velocidade da informação, que são características da globalização. Nesse sentido, trabalhar o conceito de globalização no Ensino de Geografia tem sido um grande desafio, devido a variedade de contextos e de temas que o espaço globalizado se encontra associado, logo o professor pode buscar diversos recursos que auxiliem na compreensão desse assunto e na aprendizagem dos alunos em sala de aula. Pautado nessa perspectiva, esse artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma experiência de como a charge pode auxiliar no estudo da globalização no âmbito da disciplina de Geografia na Educação Básica. Para a realização deste trabalho foram utilizados vários procedimentos metodológicos, como uma pesquisa bibliográfica sobre a globalização, o uso de recursos didáticos não convencionais e ensino de geografia; foi feito um levantamento de algumas charges em sites a fim de verificar os temas relacionados com o conteúdo de globalização e suas possibilidades enquanto recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia; e posteriormente foi desenvolvido uma atividade de discussão em sala de aula com as duas turmas do terceiro ano do Instituto Federal do Piauí, Campus Oeiras. Com o desenvolvimento da atividade ficou evidente a grande potencialidade desse recurso trabalhado em sala de aula, pois com o uso das charges, os alunos puderam refletir e buscar nos seus conhecimentos prévios qual temática cada figura estava representando, objetivando aproximá-los da realidade do mundo sobre um tema tão atual que é a globalização e permitindo que os mesmos construam olhares críticos sobre determinados temas. Além disso, a atividade trabalhada trouxe um dinamismo para as aulas, devido ao empenho e interesse dos alunos ao trabalhar em grupos, contando com a participação de todos nas discussões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17373_TB4545_08092022235504.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO WELLINGTON DE ARAUJO SOUSA" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellingtongeo88@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90783 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4545 "inscrito_id" => 17373 "titulo" => "O ENSINO DE GLOBALIZAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE CHARGES: EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO IFPI CAMPUS OEIRAS" "resumo" => "Desde a segunda metade do século XX até os dias atuais, tem ocorrido diversas mudanças na sociedade, intensificadas devido ao avanço tecnológico e da velocidade da informação, que são características da globalização. Nesse sentido, trabalhar o conceito de globalização no Ensino de Geografia tem sido um grande desafio, devido a variedade de contextos e de temas que o espaço globalizado se encontra associado, logo o professor pode buscar diversos recursos que auxiliem na compreensão desse assunto e na aprendizagem dos alunos em sala de aula. Pautado nessa perspectiva, esse artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma experiência de como a charge pode auxiliar no estudo da globalização no âmbito da disciplina de Geografia na Educação Básica. Para a realização deste trabalho foram utilizados vários procedimentos metodológicos, como uma pesquisa bibliográfica sobre a globalização, o uso de recursos didáticos não convencionais e ensino de geografia; foi feito um levantamento de algumas charges em sites a fim de verificar os temas relacionados com o conteúdo de globalização e suas possibilidades enquanto recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia; e posteriormente foi desenvolvido uma atividade de discussão em sala de aula com as duas turmas do terceiro ano do Instituto Federal do Piauí, Campus Oeiras. Com o desenvolvimento da atividade ficou evidente a grande potencialidade desse recurso trabalhado em sala de aula, pois com o uso das charges, os alunos puderam refletir e buscar nos seus conhecimentos prévios qual temática cada figura estava representando, objetivando aproximá-los da realidade do mundo sobre um tema tão atual que é a globalização e permitindo que os mesmos construam olhares críticos sobre determinados temas. Além disso, a atividade trabalhada trouxe um dinamismo para as aulas, devido ao empenho e interesse dos alunos ao trabalhar em grupos, contando com a participação de todos nas discussões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17373_TB4545_08092022235504.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO WELLINGTON DE ARAUJO SOUSA" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellingtongeo88@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }