Este artigo resulta de experiências escolares, acadêmicas, de extensão e de pesquisa realizadas no Bairro EFAPI, município de Chapecó, localizado no Oeste Catarinense, com a economia sob a pressão do agronegócio, com modelo agropecuário industrialista e capitalista. As atividades tiveram início em 2015, no componente de Química na Escola Estadual de Educação Básica Tancredo Neves, por meio do projeto de ensino, “analisando a produção, industrialização e acesso aos alimentos”. Na sequência, alguns moradores do bairro começaram a participar das atividades e, posteriormente, através da associação Ecoefapi. Atualmente, é desenvolvido o projeto de extensão “Organização e participação social no exercício da cidadania na garantia dos direitos humanos”, em que ocorre uma constante interação entre a Universidade Federal da Fronteira Sula – UFFS com a comunidade, assim como se realiza o projeto de pesquisa “Os saberes utilizados na prática da agricultura urbana na produção em pequenos espaços no Bairro EFAPI, Chapecó/SC” (Parecer CEP nº: 4.997.412, 25/09/2021 - CAE: 49184821.5.0000.5564). Mesmo com cenário adverso, subsiste a resistência e a criatividade de pessoas que mantêm, em suas residências, a produção de alimentos, como se observa nos resultados preliminares da pesquisa (coleta de dados concluída) e nas interações da extensão. Uma consideração interessante é que muitos buscam saberes tradicionais familiares para organizar o cultivo. Essas experiências são potencializadas por meio de projetos de ensino na escola de Educação Básica Tancredo Neves, principalmente nas ciências naturais, assim como pelos projetos de extensão e pesquisa da UFFS. Na pesquisa, os resultados parciais apontam a disposição das pessoas, que cultivam, em produzir alimentos de qualidade, limpos de agroquímicos, aproveitando pequenos espaços em suas residências ou terrenos baldios para isso. A importância justifica-se pela articulação com os aspectos sociais dos moradores, as questões ambientais e culturais, envolvendo a produção agroecológica, a agricultura urbana, o acesso, o consumo de alimentos e os aspectos educativos envolvidos.