SILVA, Diego Lima Da et al.. A criatividade no âmbito escolar: uma revisão da literatura. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89160>. Acesso em: 22/11/2024 03:20
Nos dias atuais é imprescindível a utilização da criatividade para lidar com os eventuais problemas existentes, inclusive no âmbito educacional, um dos setores mais impactados devido a pandemia da COVID-19. O trabalho, de caráter bibliográfico, iniciou com uma análise a respeito dos processos criativos, onde foi enfatizado as três etapas apontadas pelas doutoras em psicologia Alencar e Fleith: preparação, iluminação e verificação, que levou à percepção de que estes processos devem ser entendidos como algo contínuo, que não necessariamente seguirá estas etapas de maneira sistemática do começo ao fim, mas que pode ser desenvolvido e aperfeiçoado por qualquer profissional, inclusive os membros das instituições escolares. Em seguida, foram analisados fatores que podem inibir a criatividade do docente/discente, sendo estes de natureza emocional, social e cultural. Como resultado, foi visto diversas barreiras que podem impedir estes de se expressar criativamente, como por exemplo, às condições do ambiente escolar. Nessa perspectiva, ficou evidente que se deve trabalhar em três direções para o rompimento dessas barreiras: alunos, professores e instituição de ensino, para assim florescer a criatividade no âmbito educacional. Com intuito de criar um ambiente propício para estimular e desenvolver potencialidades criativas, formando cidadãos habilitados a viver neste mundo de incertezas em constantes transformações, que passa a exigir cada vez mais soluções rápidas para as adversidades encontradas no dia a dia.