Apesar da literatura apontar que a experimentação em aulas de química é uma ferramenta essencial para uma aprendizagem efetiva, a disciplina de Química ainda é ministrada na maioria das vezes totalmente de forma teórica e continua sendo vista como uma disciplina de difícil compreensão pelos alunos. A monotonia de aulas tradicionais dificulta a aprendizagem e impedem que os alunos assimilem o conteúdo e possam relacionar com o cotidiano por não despertar o interesse em suas aplicações além do que os livros apresentam. Nas escolas públicas essa problemática torna-se ainda mais enfática uma vez que não há uma infraestrutura adequada e a falta de laboratórios tem sido apontada como motivo de não haver aulas práticas de química. Partindo do conhecimento a cerca desta problemática, alunas do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão elaboraram roteiros de aulas experimentais de química por meio do projeto de extensão intitulado “A Química nas escolas: integrando teoria à prática” para ministração de aulas práticas em escolas públicas da rede estadual do município de São Bernardo-MA. O projeto tem como principal objetivo desenvolver aulas práticas de Química, com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo e contribuir com a melhoria da aprendizagem e índices educacionais no município. Para tanto, adotou-se a metodologia da ministração de aulas experimentais logo após as aulas teóricas serem ministradas pelo professor da disciplina na escola. Com o desenvolvimento do projeto na escola observou-se uma maior participação e interesse dos alunos durante as aulas ministradas em sala de aula. Notou-se que houve uma melhoria na aprendizagem dos alunos que é ratificado pelo aumento no índice de alunos com melhores notas em avaliações. Esse resultado vem ratificar a importância das aulas práticas no ensino de química que além de tornar a aula mais atrativa e dinâmica para todos.