Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88993
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2139
    "inscrito_id" => 13384
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO"
    "resumo" => "Apesar da literatura apontar que a experimentação em aulas de química é uma ferramenta essencial para uma aprendizagem efetiva, a disciplina de Química ainda é ministrada na maioria das vezes totalmente de forma teórica e continua sendo vista como uma disciplina de difícil compreensão pelos alunos. A monotonia de aulas tradicionais dificulta a aprendizagem e impedem que os alunos assimilem o conteúdo e possam relacionar com o cotidiano por não despertar o interesse em suas aplicações além do que os livros apresentam. Nas escolas públicas essa problemática torna-se ainda mais enfática uma vez que não há uma infraestrutura adequada e a falta de laboratórios tem sido apontada como motivo de não haver aulas práticas de química. Partindo do conhecimento a cerca desta problemática, alunas do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão elaboraram roteiros de aulas experimentais de química por meio do projeto de extensão intitulado “A Química nas escolas: integrando teoria à prática” para ministração de aulas práticas em escolas públicas da rede estadual do município de São Bernardo-MA. O projeto tem como principal objetivo desenvolver aulas práticas de Química, com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo e contribuir com a melhoria da aprendizagem e índices educacionais no município. Para tanto, adotou-se a metodologia da ministração de aulas experimentais logo após as aulas teóricas serem ministradas pelo professor da disciplina na escola. Com o desenvolvimento do projeto na escola observou-se uma maior participação e interesse dos alunos durante as aulas ministradas em sala de aula. Notou-se que houve uma melhoria na aprendizagem dos alunos que é ratificado pelo aumento no índice de alunos com melhores notas em avaliações. Esse resultado vem ratificar a importância das aulas práticas no ensino de química que além de tornar a aula mais atrativa e dinâmica para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13384_TB2139_29112022192813.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELE DOS SANTOS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELE"
    "autor_email" => "gabriele.monteiro@discent"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88993
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2139
    "inscrito_id" => 13384
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO"
    "resumo" => "Apesar da literatura apontar que a experimentação em aulas de química é uma ferramenta essencial para uma aprendizagem efetiva, a disciplina de Química ainda é ministrada na maioria das vezes totalmente de forma teórica e continua sendo vista como uma disciplina de difícil compreensão pelos alunos. A monotonia de aulas tradicionais dificulta a aprendizagem e impedem que os alunos assimilem o conteúdo e possam relacionar com o cotidiano por não despertar o interesse em suas aplicações além do que os livros apresentam. Nas escolas públicas essa problemática torna-se ainda mais enfática uma vez que não há uma infraestrutura adequada e a falta de laboratórios tem sido apontada como motivo de não haver aulas práticas de química. Partindo do conhecimento a cerca desta problemática, alunas do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão elaboraram roteiros de aulas experimentais de química por meio do projeto de extensão intitulado “A Química nas escolas: integrando teoria à prática” para ministração de aulas práticas em escolas públicas da rede estadual do município de São Bernardo-MA. O projeto tem como principal objetivo desenvolver aulas práticas de Química, com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo e contribuir com a melhoria da aprendizagem e índices educacionais no município. Para tanto, adotou-se a metodologia da ministração de aulas experimentais logo após as aulas teóricas serem ministradas pelo professor da disciplina na escola. Com o desenvolvimento do projeto na escola observou-se uma maior participação e interesse dos alunos durante as aulas ministradas em sala de aula. Notou-se que houve uma melhoria na aprendizagem dos alunos que é ratificado pelo aumento no índice de alunos com melhores notas em avaliações. Esse resultado vem ratificar a importância das aulas práticas no ensino de química que além de tornar a aula mais atrativa e dinâmica para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13384_TB2139_29112022192813.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELE DOS SANTOS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELE"
    "autor_email" => "gabriele.monteiro@discent"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Apesar da literatura apontar que a experimentação em aulas de química é uma ferramenta essencial para uma aprendizagem efetiva, a disciplina de Química ainda é ministrada na maioria das vezes totalmente de forma teórica e continua sendo vista como uma disciplina de difícil compreensão pelos alunos. A monotonia de aulas tradicionais dificulta a aprendizagem e impedem que os alunos assimilem o conteúdo e possam relacionar com o cotidiano por não despertar o interesse em suas aplicações além do que os livros apresentam. Nas escolas públicas essa problemática torna-se ainda mais enfática uma vez que não há uma infraestrutura adequada e a falta de laboratórios tem sido apontada como motivo de não haver aulas práticas de química. Partindo do conhecimento a cerca desta problemática, alunas do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão elaboraram roteiros de aulas experimentais de química por meio do projeto de extensão intitulado “A Química nas escolas: integrando teoria à prática” para ministração de aulas práticas em escolas públicas da rede estadual do município de São Bernardo-MA. O projeto tem como principal objetivo desenvolver aulas práticas de Química, com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo e contribuir com a melhoria da aprendizagem e índices educacionais no município. Para tanto, adotou-se a metodologia da ministração de aulas experimentais logo após as aulas teóricas serem ministradas pelo professor da disciplina na escola. Com o desenvolvimento do projeto na escola observou-se uma maior participação e interesse dos alunos durante as aulas ministradas em sala de aula. Notou-se que houve uma melhoria na aprendizagem dos alunos que é ratificado pelo aumento no índice de alunos com melhores notas em avaliações. Esse resultado vem ratificar a importância das aulas práticas no ensino de química que além de tornar a aula mais atrativa e dinâmica para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.