O desenvolvimento deste trabalho, apresenta um recorte de uma pesquisa de campo realizada no período compreendido entre abril e agosto do ano de 2021, com o objetivo de investigar a real situação dos professores na construção de estratégias pedagógicas para a continuidade do desenvolvimento de suas práticas docentes no início da pandemia, em meio ao isolamento social, imposto a partir dos protocolos de segurança sanitária, adotados em todo o país. Como estão os professores em meio a pandemia? Que práticas pedagógicas se sustentam nessa nova ordem das coisas? Que estratégias estão sendo utilizadas pelos professores para acolher seus alunos? São indagações que sustentam o foco analítico nesse artigo que objetiva realizar um micro mapeamento sobre a realidade das práticas pedagógicas na pandemia. A pesquisa partiu do desassossego das pesquisadoras em conhecer o cenário educacional das escolas públicas brasileiras, considerando o distanciamento social e um período extenso de lockdown nas escolas do país devido ao COVID- 19. É um estudo de abordagem qualitativa de natureza aplicada, de cunho exploratório e justifica-se dado o ineditismo do contexto educacional pandêmico. A coleta de dados efetivou-se através de um formulário online enviado a professores de instituições públicas em diferentes localidades do país, buscando nos relatos dos docentes as práticas pedagógicas efetivadas, considerando o momento vivido por todos. Os dados foram analisados e interpretados tendo como suporte teórico autores como Freire (1996), Arroyo (2004, 2009), Alarcão (2003, Han (2017), Harari 2020) dentre outros. Os achados da pesquisa apontam para a necessidade de rever os tempos e espaços da docência, apontando para a emergência de uma grande humanização nas práticas, nos fazeres e saberes docentes, além de confirmar e colocar à mostra as precárias condições materiais e objetivas em que grande parte de nossos professores vive e exerce sua docência.