Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA PEDAGÓGICA: O ENSINO DE PRODUTO DE VETOR POR UM ESCALAR UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89832
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3175
    "inscrito_id" => 15422
    "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA: O ENSINO DE PRODUTO DE VETOR POR UM ESCALAR UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA"
    "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo propor uma oficina pedagógica, utilizando o software GeoGebra como ferramenta de apoio visual na aula de Geometria Analítica, especificamente no conteúdo de multiplicação de vetor por um escalar. Nosso público alvo será estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do campus VII, localizada em Senhor do Bonfim – BA que estão cursando o Componente Curricular Geometria Analítica I ou que já cursaram o mesmo. Com isto, caracterizamos nosso artigo como qualitativo, de caráter exploratório, visto que ele permite uma análise mais ampla dos resultados recolhidos, como afirma Lüdke e André (1986). Destacamos, ainda, que essa proposta de oficina se originou a partir da necessidade da utilização de materiais didáticos como suporte nas aulas de Matemática, especificamente no conteúdo de produto de vetor por um escalar, presente no Componente Curricular de Geometria Analítica I dos Cursos de Licenciatura em Matemática. Desse modo, almejamos, por meio desta pesquisa, analisar se é viável a utilização do software GeoGebra como uma ferramenta de apoio no ensino-aprendizagem desse conteúdo, além de possibilitar ferramentas lúdicas que auxiliem o ensino de componentes curriculares voltados para geometria analítica no Ensino Superior. Por fim, esperamos impulsionar outros autores a pesquisar sobre essa temática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15422_TB3175_15102022195100.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHENNYFER DANTAS MOURA"
    "autor_nome_curto" => "JHENNYFER"
    "autor_email" => "06jh19dts03si@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89832
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3175
    "inscrito_id" => 15422
    "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA: O ENSINO DE PRODUTO DE VETOR POR UM ESCALAR UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA"
    "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo propor uma oficina pedagógica, utilizando o software GeoGebra como ferramenta de apoio visual na aula de Geometria Analítica, especificamente no conteúdo de multiplicação de vetor por um escalar. Nosso público alvo será estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do campus VII, localizada em Senhor do Bonfim – BA que estão cursando o Componente Curricular Geometria Analítica I ou que já cursaram o mesmo. Com isto, caracterizamos nosso artigo como qualitativo, de caráter exploratório, visto que ele permite uma análise mais ampla dos resultados recolhidos, como afirma Lüdke e André (1986). Destacamos, ainda, que essa proposta de oficina se originou a partir da necessidade da utilização de materiais didáticos como suporte nas aulas de Matemática, especificamente no conteúdo de produto de vetor por um escalar, presente no Componente Curricular de Geometria Analítica I dos Cursos de Licenciatura em Matemática. Desse modo, almejamos, por meio desta pesquisa, analisar se é viável a utilização do software GeoGebra como uma ferramenta de apoio no ensino-aprendizagem desse conteúdo, além de possibilitar ferramentas lúdicas que auxiliem o ensino de componentes curriculares voltados para geometria analítica no Ensino Superior. Por fim, esperamos impulsionar outros autores a pesquisar sobre essa temática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15422_TB3175_15102022195100.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHENNYFER DANTAS MOURA"
    "autor_nome_curto" => "JHENNYFER"
    "autor_email" => "06jh19dts03si@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo propor uma oficina pedagógica, utilizando o software GeoGebra como ferramenta de apoio visual na aula de Geometria Analítica, especificamente no conteúdo de multiplicação de vetor por um escalar. Nosso público alvo será estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do campus VII, localizada em Senhor do Bonfim – BA que estão cursando o Componente Curricular Geometria Analítica I ou que já cursaram o mesmo. Com isto, caracterizamos nosso artigo como qualitativo, de caráter exploratório, visto que ele permite uma análise mais ampla dos resultados recolhidos, como afirma Lüdke e André (1986). Destacamos, ainda, que essa proposta de oficina se originou a partir da necessidade da utilização de materiais didáticos como suporte nas aulas de Matemática, especificamente no conteúdo de produto de vetor por um escalar, presente no Componente Curricular de Geometria Analítica I dos Cursos de Licenciatura em Matemática. Desse modo, almejamos, por meio desta pesquisa, analisar se é viável a utilização do software GeoGebra como uma ferramenta de apoio no ensino-aprendizagem desse conteúdo, além de possibilitar ferramentas lúdicas que auxiliem o ensino de componentes curriculares voltados para geometria analítica no Ensino Superior. Por fim, esperamos impulsionar outros autores a pesquisar sobre essa temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.