Sabe-se da necessidade existente no âmbito da educação de pensar novas formas de refletir sobre os processos educacionais, considerando, de maneira especial, a conexão entre a pesquisa (teoria) e a prática, bem como a colaboração entre profissionais da área da Educação, de modo especial, professores, gestores e os pesquisadores. Nesse sentido, o presente trabalho refere-se a uma reflexão, tomando como base os pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa em Design Educacional (PDE), sobre a colaboração e a conexão entre a teoria (pesquisa) educacional e a prática educacional. O objetivo consiste em socializar a/sobre a PDE como um caminho potencial para reflexões sobre problemas educacionais existentes em contextos reais, conectando pesquisadores, professores e gestores que, enquanto colaboradores, buscam a mitigação dessas problemáticas de maneira conjunta. Para tanto, adotou-se uma investigação de cunho teórico, na qual buscou-se suporte em alguns artigos de âmbito internacional que são considerados referência nos estudos envolvendo a PDE. Os pontos fundamentais analisados nos referidos artigos que concernem estes dois tópicos, a saber, a conexão entre teoria e prática e a colaboração entre os profissionais da educação, foram destacados neste trabalho para embasar nossas discussões. Como principais resultados, tem-se reflexões acerca das possibilidades da PDE enquanto gênero de pesquisa para contribuir com estes aspectos na educação atual e futura. Acredita-se que, frente aos diversos dilemas que a educação apresenta nos tempos atuais, a adoção da PDE pode ser um caminho a ser seguido, em especial, para o aprimoramento do ensino de Ciências.