O estado do conhecimento é uma modalidade de levantamento exaustivo das produções acadêmicas científicas acerca de um determinado tema que se deseje explorar, sendo assim, ele possui grande eficácia para direcionar o pesquisador em direção as lacunas da temática abordada, ou seja, quem o faz acaba por enxergar melhor as possibilidades e limitações do que está sendo explorado na comunidade científica. A geração de resíduos sólidos urbanos e o consumismo se configuram como duas temáticas interdisciplinares e que podem ser desenvolvidas com perspectivas ao ensino de Química, ainda mais pelo fato de serem endossadas pela sétima competência da BNCC que se refere especialmente a questões inerentes ao consumo e meio ambiente. Este estudo teve a finalidade realizar um “Estado do Conhecimento” no que concerne a geração de resíduos sólidos urbanos e o consumismo com vias interdisciplinares para o ensino de química mediada pelo software IRAMUTEQ. Desta maneira, com base nos dez artigos analisados, observou-se o surgimento de 55 segmentos de texto (ST), com aproveitamento de 45 ST (81,8%) e com uma ocorrência de 2.048 palavras. Obteve-se também o aparecimento de dez classes emergentes de acordo com a ocorrência de seus principais lemas com base na classificação hierárquica descendente. Para a análise de similitude (árvore máxima) o núcleo central foi o lema “resíduos” apresentando forte conexidade com os núcleos ambiental, meio, educação, sustentabilidade, entre outras. Para a nuvem de palavras mais uma vez houve destaque especial no lema resíduos seguidos de ambiental, educação, meio, sustentabilidade e entre outras.