O ensino de Matemática, muitas vezes, apresenta-se de maneira descontextualizada, o que pode não favorecer a aprendizagem do aluno, dificultando o estabelecimento de relações com o objeto do conhecimento. Os profissionais de Matemática deparam-se com discussões teóricas, seguidas de reflexões sobre aspectos relacionados à Educação Básica, e vivenciam, de varias formas, a prática docente, seja por meio de estágios supervisionados, ou quando ouvem relatos de professores e estudantes que atuaram/atuam na Educação Básica. Os professores trazem marcas de sentimentos negativos quanto ao ensino da Matemática, implicando em bloqueios para aprender/ensinar esta disciplina. Esse trabalho problematiza quais as contribuições na formação dos docentes com oficinas dando ênfase ao material concreto. Foram realizadas duas oficinas, uma abordando as quatro operações, nesta houve exploração sobre o princípio da contagem, a evolução dos números e as quatro operações utilizando o quadro valor de lugar. A outra foi direcionada ao estudo das frações e suas operações, explorando qual necessidade a sociedade teve em adicionar o conceito de fração no estudo da matemática. Foram construídos frações circulares de vários tamanhos com emborrachados de diversas cores, régua e peão das frações construídos com garrafas pet e cano pvc, além de jogos como: o dominó e dados das frações impróprias de autoria própria. Como resultado os docentes realizaram operações com material concreto, sinalizaram a importância e a eficiência da utilização dos materiais ao realizarem os problemas propostos. Responderam um questionário, obtendo questões sobre a proposta do material concreto nas aulas de matemática que foi 100% positivo e o aprendizado foi satisfatório, questionados sobre a metodologia adotada durante as oficinas, 84% responderam que atendeu as expectativas pois conseguiram aprender o conteúdo de forma dinâmica e a interação com os objetos tornaram os conceitos fáceis, e que os mesmos iriam aplicar em sala.