A agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 2015 é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, reconhecidos pela sigla ODS. Dentre estes ODS, a ODS-4 (Educação de Qualidade) tem como objetivo geral (a) assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade e (b) promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Para tanto, foram estabelecidas 10 metas para o cumprimento deste ODS. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a situação atual do município de Poços de Caldas (Minas Gerais) em relação a este ODS e suas metas. O levantamento dos dados forma feitos nos sítios eletrônicos do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Apesar dos investimentos e da qualidade do ensino, os números do IDEB indicam uma necessidade de melhora no ensino. Considerando a renda per capita do município seria de se esperar melhores condições e índices na educação. Um dos grandes desafios é a manutenção da universalização do Ensino Fundamental e o atingimento ou a superação das metas do IDEB, em especial nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Além disso é importante acompanhar as desigualdades no acesso, na permanência e no êxito às diversas etapas do sistema de ensino no que tange a gênero, raça, dificuldades/deficiências.