O presente artigo foi feito como exigência avaliativa da disciplina Planejamento e Avaliação das Instituições Educativas. O intuito é refletir sobre os limites e possibilidades da implementação da gestão democrática na escola pública, tomando-se como campo de observação a realidade de algumas escolas públicas da cidade do Natal/RN. Baseou-se para isso em duas entrevistas pré-definidas, uma com mãe de uma criança matriculada na educação infantil e com uma gestora de uma escola Municipal de Natal/RN. Também como dados primários se utilizou uma observação direta feita em grupo em uma Centro Municipal de Educação Infantil, ela seguiu um roteiro previamente estabelecido, e as observações do grupo durante uma mesa redonda realizada sobre a gestão democrática na escola pública. O suporte teórico para a construção dos argumentos e hipóteses sobre o objeto do artigo, adveio da bibliografia sugerida pelo professor da disciplina, além das abordagens em sala de aula e da experiência teórica e prática do grupo de autores. Os resultados das reflexões apontam para certos limites que restringem a gestão democrática, mas possibilidades existem para modificar boa parte desses limites.