A Química tem papel fundamental no ensino, sendo um componente curricular obrigatório para promover a compreensão e o desenvolvimento do conhecimento científico. Estudos revelam que a Química é tida como uma disciplina difícil e desinteressante pelos alunos, podendo estar associada à abstração e complexidade dos conteúdos, assim como as metodologias de ensino adotadas. Dessa forma, diante do contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE), motivado pela pandemia da COVID-19, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Pau dos Ferros/RN, desenvolveram e implementaram uma sequência de atividades para uma turma do 3° ano de um Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática, da referida instituição. Assim, este trabalho, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, com o objetivo de aplicar uma Sequência Didática (SD) utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o conteúdo de ácidos e bases, por meio de uma abordagem investigativa e contextualizada, almejando aprendizagem significativa. O procedimento consistiu em uma série de atividades propostas para introdução e aprofundamento do conteúdo, fazendo uso de ferramentas de aprendizagem e vários recursos e materiais como suporte didático. Correspondeu basicamente à leitura de texto, reprodução de vídeo experimental, resolução de questões, investigação de situação-problema, produção de vídeos animados, aula expositiva dialogada, oficina e elaboração de mapas conceituais. Os resultados indicaram que as atividades desenvolvidas, fazendo uso da problematização e da investigação de uma situação cotidiana, contribuíram para a construção do próprio conhecimento científico dos alunos, estimulou a autonomia para tomada de decisões e instigou a participação ativa para desempenharem tarefas de cunho individual e coletivo, indícios de uma aprendizagem significativa.