MARDEGAN, Roberta Dias et al.. Helloween sustentável - relatos de um projeto pedagógico. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88521>. Acesso em: 22/12/2024 22:55
O presente relato apresenta um projeto realizado em forma de gincana, desenvolvido pelos estudantes do curso Técnico Profissionalizante Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Ibatiba, no ano de 2018. Constituiu-se a partir dos objetivos de trabalhar um evento cultural, o Halloween, na disciplina de Língua Inglesa, em conjunto com a necessidade de desenvolver nos aprendizes conceitos, fundamentos e valores abordados pelo relatório da UNESCO sobre os pilares da Educação no século XIX, assim como, colaborar para a coleta e reciclagem de materiais reutilizáveis como papelão, plástico e alumínio. Desdobrando-se entre as origens das celebrações do Halloween e as ponderações trazidas pelo estudo coordenado por Jacques Delors acerca da Educação, a gincana teve duração de dois meses e envolveu toda a comunidade escolar, com tarefas a serem realizadas no dia final do evento e uma ação sustentável que se estendeu durante todo o ensejo, a coleta de resíduos recicláveis. Como resultados destacam-se: a consciência dos alunos sobre a necessidade de ações sustentáveis; a coleta de grande quantidade de materiais reutilizáveis e posterior doação à uma associação de catadores do município de Ibatiba; a experimentação de uma tradição cultural típica de países nativos de língua inglesa, o Halloween, e o envolvimentos dos estudantes em atividades colaborativas que desenvolveram trabalho em equipe, protagonismo, empatia e solidariedade.