Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS NARRATIVAS DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 03 - História da Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88607
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1310
    "inscrito_id" => 8821
    "titulo" => "AS NARRATIVAS DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O objetivo do estudo foi compreender, por meio das narrativas dos professores, como o componente de história no Novo Ensino Médio tem se posicionado na nova estrutura curricular da educação do Estado do Tocantins, ou seja, como a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas tem sido percebida pelos professores. O método e a metodologia do estudo foi baseada na História Oral Temática, foram aplicados questionários para 25 professores que atuam no Novo Ensino Médio em três unidades de ensino. Por meio das narrativas dos professores compreende-se que há grande prejuízo para a área de humanas em especial o componente curricular de História. Nesse sentido, o ensino de história carrega significado de vida (FONSECA 1993; NIKITIUK 1996; ROCHA 1996; VASCONCELOS 2007; BITTENCOURT 2009) e, diante das abordagens dos autores, das narrativas dos professores entrevistados e da estrutura curricular com foco na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, questionamos: que alunos e cidadãos estamos desejando formar com esta proposta?"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID8821_TB1310_20062022225438.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES LEONCIO MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "MALU MACEDO"
    "autor_email" => "malutocantins@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88607
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1310
    "inscrito_id" => 8821
    "titulo" => "AS NARRATIVAS DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O objetivo do estudo foi compreender, por meio das narrativas dos professores, como o componente de história no Novo Ensino Médio tem se posicionado na nova estrutura curricular da educação do Estado do Tocantins, ou seja, como a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas tem sido percebida pelos professores. O método e a metodologia do estudo foi baseada na História Oral Temática, foram aplicados questionários para 25 professores que atuam no Novo Ensino Médio em três unidades de ensino. Por meio das narrativas dos professores compreende-se que há grande prejuízo para a área de humanas em especial o componente curricular de História. Nesse sentido, o ensino de história carrega significado de vida (FONSECA 1993; NIKITIUK 1996; ROCHA 1996; VASCONCELOS 2007; BITTENCOURT 2009) e, diante das abordagens dos autores, das narrativas dos professores entrevistados e da estrutura curricular com foco na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, questionamos: que alunos e cidadãos estamos desejando formar com esta proposta?"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID8821_TB1310_20062022225438.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES LEONCIO MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "MALU MACEDO"
    "autor_email" => "malutocantins@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender, por meio das narrativas dos professores, como o componente de história no Novo Ensino Médio tem se posicionado na nova estrutura curricular da educação do Estado do Tocantins, ou seja, como a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas tem sido percebida pelos professores. O método e a metodologia do estudo foi baseada na História Oral Temática, foram aplicados questionários para 25 professores que atuam no Novo Ensino Médio em três unidades de ensino. Por meio das narrativas dos professores compreende-se que há grande prejuízo para a área de humanas em especial o componente curricular de História. Nesse sentido, o ensino de história carrega significado de vida (FONSECA 1993; NIKITIUK 1996; ROCHA 1996; VASCONCELOS 2007; BITTENCOURT 2009) e, diante das abordagens dos autores, das narrativas dos professores entrevistados e da estrutura curricular com foco na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, questionamos: que alunos e cidadãos estamos desejando formar com esta proposta?

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.