Nas últimas décadas, notadamente a partir da LDBE de 1996, tem crescido de forma gradual a proporção de professores titulados com graduação e/ou pós-graduação, atuando na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Contudo, no escopo nacional, ainda é superior a dez por cento a atuação de docentes que dispõem exclusivamente da formação em nível médio no curso Normal/Magistério. O curso de formação de docentes na modalidade normal, em nível médio, segue sendo ofertado na rede pública de ensino. No Estado do Paraná, o curso Normal/Magistério já passou por momentos de suspensão e retomada, a exemplo de outras formações do ensino médio profissional. Este trabalho apresenta um breve panorama contextualizando a oferta desta modalidade de curso em face a políticas públicas para a educação. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, empregando análise de conteúdo de documentos. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e elementos da Base Nacional Comum Curricular, apresenta uma análise da Proposta Pedagógica Curricular fomentando uma discussão de potencialidades e demandas da incorporação de novas tecnologias da informação e comunicação, levando em consideração tanto seu emprego integrado à formação, quanto pela perspectiva de sua apropriação pelos alunos como possibilidade de construção de conhecimento no âmbito pedagógico para o campo de atuação profissional dos egressos deste curso.