Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OCTONAUTAS: APENAS UM DESENHO OU POSSIBILIDADE DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO TRANSDISCIPLINAR?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88918
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2043
    "inscrito_id" => 8921
    "titulo" => "OCTONAUTAS: APENAS UM DESENHO OU POSSIBILIDADE DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO TRANSDISCIPLINAR?"
    "resumo" => "A utilização de filmes como ferramenta pedagógica contribui na formação discente haja visto que se torna um poderoso instrumento entre a aproximação do real por meio da sutiliza do discurso e a sedução da linguagem, permitindo assim o uso de múltiplos canais para mediação do conhecimento. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo identificar elementos presentes no filme Octonautas e o Círculo de Fogo que possam ser utilizados como ferramenta para o ensino transdisciplinar nas disciplinas de ciências e geografia. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa-descritiva, por meio da leitura visual e textual buscou-se identificar e relatar elementos didáticos presentes no filme. Observou-se a abordagem de conteúdo das disciplinas alvo, podendo ser citados (i) relações ecológicas, (ii) biodiversidade aquática, (iii) tectônica de placas, (vi) desastres ambientais, (v) vulcanismo e (vi) localização geográfica. Evidenciou-se também a possibilidade de trabalhar os conteúdos de forma transdisciplinar haja visto a indissociabilidade entre os conceitos, destacando a importância tanto dos conhecimentos geográficos para compreensão de seus efeitos sobre o meio ambiente como do conhecimento ecológico do estabelecimento da biodiversidade em ambientes susceptíveis a desastres ambientais. Como exemplo central temos o clímax do filme que retrata os efeitos da tectônica de placas, causando um evento de vulcanismo, e consequente efeito sobre a biodiversidade de espécies que vivem na região do círculo de fogo do pacífico, dando liberdade para abordar o conceito de hotstop de biodiversidade, que explica a relação entre a reserva de biodiversidade de uma determinada região que pode estar ameaçado de destruição. Diante disto, evidenciamos a importância e viabilidade que o uso de filme como recursos pedagógico transdisciplinar pode apresentar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID8921_TB2043_30112022190909.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY"
    "autor_nome_curto" => "GLEYDSON"
    "autor_email" => "gleydson.kleyton@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88918
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2043
    "inscrito_id" => 8921
    "titulo" => "OCTONAUTAS: APENAS UM DESENHO OU POSSIBILIDADE DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO TRANSDISCIPLINAR?"
    "resumo" => "A utilização de filmes como ferramenta pedagógica contribui na formação discente haja visto que se torna um poderoso instrumento entre a aproximação do real por meio da sutiliza do discurso e a sedução da linguagem, permitindo assim o uso de múltiplos canais para mediação do conhecimento. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo identificar elementos presentes no filme Octonautas e o Círculo de Fogo que possam ser utilizados como ferramenta para o ensino transdisciplinar nas disciplinas de ciências e geografia. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa-descritiva, por meio da leitura visual e textual buscou-se identificar e relatar elementos didáticos presentes no filme. Observou-se a abordagem de conteúdo das disciplinas alvo, podendo ser citados (i) relações ecológicas, (ii) biodiversidade aquática, (iii) tectônica de placas, (vi) desastres ambientais, (v) vulcanismo e (vi) localização geográfica. Evidenciou-se também a possibilidade de trabalhar os conteúdos de forma transdisciplinar haja visto a indissociabilidade entre os conceitos, destacando a importância tanto dos conhecimentos geográficos para compreensão de seus efeitos sobre o meio ambiente como do conhecimento ecológico do estabelecimento da biodiversidade em ambientes susceptíveis a desastres ambientais. Como exemplo central temos o clímax do filme que retrata os efeitos da tectônica de placas, causando um evento de vulcanismo, e consequente efeito sobre a biodiversidade de espécies que vivem na região do círculo de fogo do pacífico, dando liberdade para abordar o conceito de hotstop de biodiversidade, que explica a relação entre a reserva de biodiversidade de uma determinada região que pode estar ameaçado de destruição. Diante disto, evidenciamos a importância e viabilidade que o uso de filme como recursos pedagógico transdisciplinar pode apresentar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID8921_TB2043_30112022190909.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY"
    "autor_nome_curto" => "GLEYDSON"
    "autor_email" => "gleydson.kleyton@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A utilização de filmes como ferramenta pedagógica contribui na formação discente haja visto que se torna um poderoso instrumento entre a aproximação do real por meio da sutiliza do discurso e a sedução da linguagem, permitindo assim o uso de múltiplos canais para mediação do conhecimento. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo identificar elementos presentes no filme Octonautas e o Círculo de Fogo que possam ser utilizados como ferramenta para o ensino transdisciplinar nas disciplinas de ciências e geografia. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa-descritiva, por meio da leitura visual e textual buscou-se identificar e relatar elementos didáticos presentes no filme. Observou-se a abordagem de conteúdo das disciplinas alvo, podendo ser citados (i) relações ecológicas, (ii) biodiversidade aquática, (iii) tectônica de placas, (vi) desastres ambientais, (v) vulcanismo e (vi) localização geográfica. Evidenciou-se também a possibilidade de trabalhar os conteúdos de forma transdisciplinar haja visto a indissociabilidade entre os conceitos, destacando a importância tanto dos conhecimentos geográficos para compreensão de seus efeitos sobre o meio ambiente como do conhecimento ecológico do estabelecimento da biodiversidade em ambientes susceptíveis a desastres ambientais. Como exemplo central temos o clímax do filme que retrata os efeitos da tectônica de placas, causando um evento de vulcanismo, e consequente efeito sobre a biodiversidade de espécies que vivem na região do círculo de fogo do pacífico, dando liberdade para abordar o conceito de hotstop de biodiversidade, que explica a relação entre a reserva de biodiversidade de uma determinada região que pode estar ameaçado de destruição. Diante disto, evidenciamos a importância e viabilidade que o uso de filme como recursos pedagógico transdisciplinar pode apresentar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.