O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de uma professora no Ensino Superior da Enfermagem sobre a utilização do portfólio como instrumento de avaliação nas disciplinas de Estágios Curriculares em Saúde Coletiva. Trata-se de um relato de experiência de uma enfermeira/docente sobre a utilização do portfólio como instrumento de avaliação nas disciplinas de Estágio Curricular em Enfermagem em Saúde Coletiva I e II, respectivamente, no nono e no décimo semestre do curso de Graduação em Enfermagem vinculado a Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil. O portfólio é considerado um método ativo de ensino que proporciona aprendizagem significativa, baseando-se na comunicação dialógica entre os atores sociais envolvidos: alunos-professor. Durante a formação inicial do enfermeiro, o estudante necessita desenvolver competências, atitudes e habilidades para o trabalho em Saúde Coletiva e para isso torna-se relevante a utilização de práticas pedagógicas que estimule o processo de aprendizagem. Evidenciou-se que a utilização do portfólio como instrumento de avaliação nas referidas disciplinas curriculares, finais do curso, contribuiu de modo significativo no processo de formação dos enfermeiros. Assim, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, bem como na ampliação das discussões em grupo durante os momentos de compartilhamento das experiências das atividades no campo de prática.