Este trabalho trata de uma pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal) e tem tido como objetivo principal analisar como se dão as práticas das(os) docentes de Língua Espanhola no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Para isso, temos verificado como se apresentam as questões relacionadas às línguas, culturas e identidades latino-americanas em um contexto natural e real: a sala de aula. O estudo investigativo é de natureza qualitativa e seu referencial teórico está ancorado nos estudos que concernem à pesquisa-ação colaborativa e às diferentes modalidades de pesquisa-ação, cujos instrumentos metodológicos serão: i) aplicação de questionários, ii) realização de entrevistas, iii) produção de narrativas autobiográficas. Os resultados, ainda que preliminares, apontam que a prática docente das colaboradoras deste estudo em curso se dá a partir de uma perspectiva mista, isto é, em diversos momentos o processo de ensino-aprendizagem emerge por meio das pedagogias decoloniais; enquanto que em outros momentos não. Ressaltamos que encontramos esta resposta, que se coaduna com a pergunta/problema lançada/o à realização da pesquisa. O objetivo, especialmente, é compreender as razões pelas quais este fenômeno acontece e, pelo que temos constatado, tal feito tem sido dado ainda pela timidez com que as discussões chegam às instituições formadoras de docentes de Língua Espanhola. Almeja-se, com os resultados da investigação, poder contribuir para uma formação omnilateral de docentes de Língua Espanhola baseada na associação entre as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura no processo formativo a partir do Produto Educacional (PE) que se presta à oferta de um colóquio, evento científico, no qual a participação das professoras de Língua Espanhola do Ifal tem se dado de modo voluntário..