O trabalho do pedagogo possui atribuições que ultrapassam os limites da sala de aula, tendo a possibilidade de atuar em lugares alternativos, como por exemplo, o ambiente hospitalar. No entanto, em detrimento da falta de reconhecimento e valorização desses profissionais, têm-se entraves refletidos na gestão pública e na percepção dos funcionários quanto a essa necessidade. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo geral elencar as principais características da pedagogia hospitalar, bem como analisar dados sobre a percepção de funcionários que trabalham atualmente no Hospital Público Municipal, na cidade de Zé Doca-MA. A metodologia empregada no processo sucedeu com a aplicação de um checklist com o diretor geral do Hospital Municipal e questionário, com perguntas fechadas, com demais funcionários. Dentre os resultados encontrados, 64% dos entrevistados afirmaram que o hospital necessita de um pedagogo, no entanto, 13% afirmaram que não precisa, 16% não sabiam dar essa resposta, 7% afirmaram que o pedagogo trabalha apenas em escolas, somando-se as negativas, 36% dos entrevistados não possuem conhecimento sobre a necessidade de um pedagogo dentro do ambiente hospitalar. Outrossim, 45% dos entrevistados afirmaram realmente saber qual a função do pedagogo no hospital, contudo, 45% não sabiam a função desse profissional, 10% dos funcionários afirmaram que nunca viram um pedagogo trabalhando no hospital e não sabiam de sua importância na área da saúde.