Este artigo tratará a respeito da profissionalização docente, essencialmente no que tange a formação inicial dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo. Tem por objetivo analisar as possíveis rupturas entre os conhecimentos matemáticos aprendidos/construídos (e/ou ampliados) durante a trajetória enquanto discente do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo, e os saberes matemáticos (re)construídos na atuação do agora professor que ensina matemática. Foi utilizado para a construção do referencial teórico, contribuições de Nóvoa (1992), Imbernón (2011), Guimarães (2004), Candau (1996) além de outros. Levando em consideração que este estudo visa examinar experiências únicas para compreender a situação como um todo, a pesquisa qualitativa se adequou para as necessidades da investigação. Assim foi realizada uma apurada revisão bibliográfica, uma pesquisa documental referente ao curso e aplicação de questionários com os ex-alunos do curso. Por meio dos dados adquiridos através das entrevistas com os egressos, pode-se perceber que para eles as disciplinas ofertadas não os deixaram despreparados para atuar na sala de aula, porém ainda assim algumas lacunas como falta de uma formação sobre tecnologias digitais foram sentidas na prática, além disso, foi ressaltada a relevância de inserir antecipadamente o futuro professor de matemática em situações-problema da realidade cotidiana.