Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS ENCONTRADOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS-MA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88117
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 10173
    "titulo" => "OS DESAFIOS ENCONTRADOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS-MA"
    "resumo" => "A presente pesquisa tem o objetivo voltado para os desafios encontrados no ensino e aprendizagem de matemática na educação especial no município de Timbiras – MA. Com as pessoas cada vez mais em busca dos seus direitos, a modalidade de educação especial vem crescente durante os anos, isso é de extrema importância para que possamos ter uma educação inclusiva e igualitária para todos. Porém, com esse aumento de alunos na educação especial, vem surgindo um grande desafio, a formação docente, será se os professores que possuem somente uma formação inicial são capazes de ensinar um aluno com necessidades educativas especiais? Com isso, esta pesquisa aponta a importância da formação continuada para os docentes voltadas para o ensino aprendizagem de matemática na educação especial. Traz também as dificuldades de se ensinar matemática nos iniciais, visto que, ela sempre foi tida como um bicho de sete cabeças por todos os alunos. Para se chegar aos objetivos, foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, onde o instrumento de coletas de dados usado foi um questionário com 15 perguntas no qual foi aplicado nos docentes que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas do município de Timbiras-MA. Com esta pesquisa, percebemos que para existir uma educação inclusiva para todos, é necessário investir nas formações de professores tanto iniciais quanto continuada, formações essas que devem ser oferecidas tanto pelo município quanto pela própria escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10173_TB226_06062022115409.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZZA VICENCIA RODRIGUES SACRAMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZZA"
    "autor_email" => "sacramento.deza@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88117
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 10173
    "titulo" => "OS DESAFIOS ENCONTRADOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS-MA"
    "resumo" => "A presente pesquisa tem o objetivo voltado para os desafios encontrados no ensino e aprendizagem de matemática na educação especial no município de Timbiras – MA. Com as pessoas cada vez mais em busca dos seus direitos, a modalidade de educação especial vem crescente durante os anos, isso é de extrema importância para que possamos ter uma educação inclusiva e igualitária para todos. Porém, com esse aumento de alunos na educação especial, vem surgindo um grande desafio, a formação docente, será se os professores que possuem somente uma formação inicial são capazes de ensinar um aluno com necessidades educativas especiais? Com isso, esta pesquisa aponta a importância da formação continuada para os docentes voltadas para o ensino aprendizagem de matemática na educação especial. Traz também as dificuldades de se ensinar matemática nos iniciais, visto que, ela sempre foi tida como um bicho de sete cabeças por todos os alunos. Para se chegar aos objetivos, foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, onde o instrumento de coletas de dados usado foi um questionário com 15 perguntas no qual foi aplicado nos docentes que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas do município de Timbiras-MA. Com esta pesquisa, percebemos que para existir uma educação inclusiva para todos, é necessário investir nas formações de professores tanto iniciais quanto continuada, formações essas que devem ser oferecidas tanto pelo município quanto pela própria escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10173_TB226_06062022115409.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZZA VICENCIA RODRIGUES SACRAMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZZA"
    "autor_email" => "sacramento.deza@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo voltado para os desafios encontrados no ensino e aprendizagem de matemática na educação especial no município de Timbiras – MA. Com as pessoas cada vez mais em busca dos seus direitos, a modalidade de educação especial vem crescente durante os anos, isso é de extrema importância para que possamos ter uma educação inclusiva e igualitária para todos. Porém, com esse aumento de alunos na educação especial, vem surgindo um grande desafio, a formação docente, será se os professores que possuem somente uma formação inicial são capazes de ensinar um aluno com necessidades educativas especiais? Com isso, esta pesquisa aponta a importância da formação continuada para os docentes voltadas para o ensino aprendizagem de matemática na educação especial. Traz também as dificuldades de se ensinar matemática nos iniciais, visto que, ela sempre foi tida como um bicho de sete cabeças por todos os alunos. Para se chegar aos objetivos, foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, onde o instrumento de coletas de dados usado foi um questionário com 15 perguntas no qual foi aplicado nos docentes que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas do município de Timbiras-MA. Com esta pesquisa, percebemos que para existir uma educação inclusiva para todos, é necessário investir nas formações de professores tanto iniciais quanto continuada, formações essas que devem ser oferecidas tanto pelo município quanto pela própria escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.