O presente estudo partiu de experiências vivenciadas entre Pibidianos de biologia e alunos do 1° e 2° ano do ensino médio na disciplina de Biologia da Escola Estadual Monsenhor Honório, localizada no município de Pendências/RN, durante a paralisação das aulas presenciais devido à pandemia do novo Coronavírus. Com as aulas remotas assíncronas e síncronas foi estabelecido muitos desafios tais como: evasão escolar, desânimo e falta de organização por parte dos alunos. Diante desse cenário os Pibidianos assumiram o objetivo de fazer com que os alunos participassem mais ativamente desse processo de aprendizagem remoto, utilizando uma abordagem metodológica interativa, através de plataformas digitais, visando melhorar a participação desses discentes nas aulas assíncronas e síncronas, logo, tendo como resultado da pesquisa realizada com os educandos, sobre as plataformas podemos concluir que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação se deu como uma ferramenta positiva no estímulo à participação nos devidos momentos de ensino-aprendizagem. Diante do exposto fica evidente a importância da contribuição dos pibidianos, assim como a oportunidade de vivenciar a docência que o PIBID proporciona.