VIEIRA, Gabriela Cristina. O gênero oral público seminário nos anos iniciais. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89589>. Acesso em: 22/11/2024 02:45
A exposição oral ou mais conhecida popularmente como seminário tem como objetivo a exposição de temas estudados pelos discentes e pode ser visto como um mediador no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e produções de textos para contextos formais dentro e fora do âmbito escolar (GOULART, 2006). Contudo, percebe-se uma lacuna do ensino das características do gênero seminário nos anos iniciais, questão está já apontada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998), ao mencionar que o gênero de exposição oral ocorre a partir do sexto ano, contudo o texto expositivo é um das maiores dificuldades apresentada pelos alunos, assim, é importante que as situações de exposições orais frequentem as práticas escolares e sejam ensinadas desde as séries iniciais, para que posteriormente no Ensino Fundamental II e Ensino Médio sejam intensificadas. Neste viés, o objetivo veicula-se a apresentar reflexões quanto ao uso do gênero seminário nas aulas do Ensino Fundamental I. Por isto, vemos a necessidade de levantar reflexões sobre a importância do seu uso no currículo, respaldando-se em artigos acerca do gênero seminário de Silva e Santos (2020); Goulart (2006); Zani, Bueno e Dolz (2020), perpassando por Marcushi (1997, 1998) e Travaglia (2013) para elucidar questões voltadas a oralização no âmbito escolar, além disso, os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Após reflexões, constata-se que a utilização de práticas voltadas às características do gênero seminário é fundamental nos anos iniciais, em razão de que a partir desse gênero trabalhado o aluno se apropriará do lugar de protagonista do seu processo de ensino aprendizagem, transmitindo um tema com domínio para seus colegas e professores, além disso, será desenvolvido o poder de escuta e inferências nos momentos devidos, preparando-os para o aprofundamento do gênero posteriormente.