Nas últimas décadas a educação de surdos, teoricamente, tem ganhado enfoques positivos. Entretanto, quando se observa a realidade está muito distante do que se discorre nas legislações. Entraves como, professores que não possuem conhecimento prático da Libras e a invisibilidade da própria Libras na Educação Básica são alguns dos vários fatores que impedem a inclusão do surdo, principalmente, em escolas regulares. Partindo disso, a questão central a ser respondida nesse trabalho é: considerando o contexto de uma escola municipal de Codó - MA, como acontece a inclusão do aluno surdo em um ambiente onde praticamente todos (professores e alunos) são ouvintes, e somente a intérprete possui o conhecimento em Libras? Para tanto, objetivou-se descrever sobre o percurso histórico da educação dos surdos, entender como deve suceder a inclusão dos surdos na educação por meio da legislação e refletir sobre a inclusão para aluno com surdez em uma turma da escola Cívico-Militar Liceu Codoense Nagib Buzar. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizou-se um estudo de cunho qualitativo, a princípio por meio de uma pesquisa bibliográfica, e também uma pesquisa de campo realizada em uma turma da citada acima. Os instrumentos utilizados foram observações, e entrevista com duas alunas surdas. Observou-se que as alunas surdas são bem recebidas na escola, tanto pelos alunos quanto pelos professores, no entanto, em relação a aprendizagem, a interação com os demais alunos, e principalmente com os professores, existem dificuldades a serem superadas.