Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUTOESTIMA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89756
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3088
    "inscrito_id" => 15621
    "titulo" => "AUTOESTIMA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo a análise da necessidade de fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes com TDAH, expondo as dificuldades vivenciadas por eles, percebendo quão negativamente o pouco amor-próprio afeta a vida desses pequenos e destacando a importância de incitação do mesmo, através da terapia cognitivo-comportamental. Metodologia: revisão sistematizada da literatura. Resultados e Discussão: Percebeu-se neste estudo que os autores ressaltaram a concordância no quesito baixa autoestima nos portadores do transtorno, deram ênfase na indispensabilidade do cuidado desse aspecto, para que seja auxílio nas emoções dessas crianças, visto que as mesmas, são entendidas como problemas a serem solucionados, isso, porque elas não possuem, muitas vezes, controle sobre seus impulsos. Além disso, notou-se a relevância em desenvolver estratégias que visem melhoras no comportamento desses pequenos, para que eles consigam se empoderar de suas ações, aumentando assim, a autoestima. Observou-se também, que a terapia cognitivo-comportamental tem obtido êxito no tratamento desse transtorno, trabalhando com a modificação comportamental e com a reestruturação cognitiva, criando uma nova forma do indivíduo se ver no mundo, possibilitando sua interação social e melhora em sua qualidade de vida. Considerações Finais: Entendeu-se que existe a necessidade de um cuidado individualizado para crianças com autoestima diminuída. Evidenciou-se que um treinamento dos pais ou responsáveis dos mesmos baseado na psicoeducação sobre o TDAH, pode ser uma boa forma de auxílio na relação entre o paciente e os familiares. Acredita-se ainda, que uma atuação médica e psicológica em conjunto, de forma ética, possa desencadear resultados significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15621_TB3088_10082022173610.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÍSSILA MACHADO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KÍSSILA"
    "autor_email" => "kissilamf@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89756
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3088
    "inscrito_id" => 15621
    "titulo" => "AUTOESTIMA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo a análise da necessidade de fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes com TDAH, expondo as dificuldades vivenciadas por eles, percebendo quão negativamente o pouco amor-próprio afeta a vida desses pequenos e destacando a importância de incitação do mesmo, através da terapia cognitivo-comportamental. Metodologia: revisão sistematizada da literatura. Resultados e Discussão: Percebeu-se neste estudo que os autores ressaltaram a concordância no quesito baixa autoestima nos portadores do transtorno, deram ênfase na indispensabilidade do cuidado desse aspecto, para que seja auxílio nas emoções dessas crianças, visto que as mesmas, são entendidas como problemas a serem solucionados, isso, porque elas não possuem, muitas vezes, controle sobre seus impulsos. Além disso, notou-se a relevância em desenvolver estratégias que visem melhoras no comportamento desses pequenos, para que eles consigam se empoderar de suas ações, aumentando assim, a autoestima. Observou-se também, que a terapia cognitivo-comportamental tem obtido êxito no tratamento desse transtorno, trabalhando com a modificação comportamental e com a reestruturação cognitiva, criando uma nova forma do indivíduo se ver no mundo, possibilitando sua interação social e melhora em sua qualidade de vida. Considerações Finais: Entendeu-se que existe a necessidade de um cuidado individualizado para crianças com autoestima diminuída. Evidenciou-se que um treinamento dos pais ou responsáveis dos mesmos baseado na psicoeducação sobre o TDAH, pode ser uma boa forma de auxílio na relação entre o paciente e os familiares. Acredita-se ainda, que uma atuação médica e psicológica em conjunto, de forma ética, possa desencadear resultados significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15621_TB3088_10082022173610.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÍSSILA MACHADO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KÍSSILA"
    "autor_email" => "kissilamf@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a análise da necessidade de fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes com TDAH, expondo as dificuldades vivenciadas por eles, percebendo quão negativamente o pouco amor-próprio afeta a vida desses pequenos e destacando a importância de incitação do mesmo, através da terapia cognitivo-comportamental. Metodologia: revisão sistematizada da literatura. Resultados e Discussão: Percebeu-se neste estudo que os autores ressaltaram a concordância no quesito baixa autoestima nos portadores do transtorno, deram ênfase na indispensabilidade do cuidado desse aspecto, para que seja auxílio nas emoções dessas crianças, visto que as mesmas, são entendidas como problemas a serem solucionados, isso, porque elas não possuem, muitas vezes, controle sobre seus impulsos. Além disso, notou-se a relevância em desenvolver estratégias que visem melhoras no comportamento desses pequenos, para que eles consigam se empoderar de suas ações, aumentando assim, a autoestima. Observou-se também, que a terapia cognitivo-comportamental tem obtido êxito no tratamento desse transtorno, trabalhando com a modificação comportamental e com a reestruturação cognitiva, criando uma nova forma do indivíduo se ver no mundo, possibilitando sua interação social e melhora em sua qualidade de vida. Considerações Finais: Entendeu-se que existe a necessidade de um cuidado individualizado para crianças com autoestima diminuída. Evidenciou-se que um treinamento dos pais ou responsáveis dos mesmos baseado na psicoeducação sobre o TDAH, pode ser uma boa forma de auxílio na relação entre o paciente e os familiares. Acredita-se ainda, que uma atuação médica e psicológica em conjunto, de forma ética, possa desencadear resultados significativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.