Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ARTE REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: OUVINDO DOCENTES DA PARAÍBA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O trabalho apresenta os resultados da pesquisa O Ensino Remoto Emergencial de Arte na rede pública estadual da Paraíba: o que dizem os docentes, realizada no Programa Acadêmico de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no ano de 2021. A pesquisa teve como objetivo geral: investigar as práticas de ensino de Arte geradas por docentes da Educação Básica da rede pública estadual da Paraíba durante a pandemia de Covid-19, com a intenção de disseminar o conhecimento produzido em experiências vivenciadas pelos docentes no contexto de ensino remoto. Os objetivos específicos pretenderam indicar os recursos tecnológicos utilizados pelos docentes em sala de aula presencial e as mudanças ocorridas com a imposição do distanciamento social pela pandemia de Covid-19 e o ensino remoto; apontar a percepção dos docentes sobre as possibilidades dos recursos tecnológicos para a construção do conhecimento em Arte nas aulas presenciais, assim como, no ensino remoto; averiguar se a rede pública estadual da Paraíba disponibilizava o uso desses recursos em situações de ensino e aprendizagem presencial e a oferta desses recursos em situações de ensino remoto; evidenciar as dificuldades enfrentadas pelos docentes e os fatores favoráveis e desfavoráveis, restritivos e extensivos, em relação ao uso das tecnologias educativas nas aulas remotas. A metodologia de abordagem qualitativa utilizando entrevista narrativa pelo aplicativo WhatsApp e a transcrição dos áudios através da ferramenta Transcriber. A pesquisa foi reconhecida e autorizada pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT PB) na Nota Técnica Nº 1.007/2021 da Assessoria Técnico-Normativa e Controle Interno (ATN/CI-SEECT). Os resultados e discussões apontam o pequeno investimento por parte da rede pública em tecnologias educacionais, e narrativas de docentes que vivenciaram os desafios impostos pela pandemia com criatividade e responsabilidade.

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