Assuntos relacionados à Educação Ambiental (EA) devem estar mais presentes no cotidiano dos educandos no ensino básico, pois são conteúdos que refletem diariamente sobre a realidade que eles vivenciam. Nesse trabalho, buscou-se refletir de que forma a Geografia, enquanto ciência que estuda o espaço geográfico e os movimentos que nele acontecem, contribui de forma positiva na vida dos discentes, na construção uma sociedade consciente no uso dos recursos naturais. Além disso, discutimos sobre a utilização de mapas mentais na percepção do espaço ambiental, apontando a importância e aplicação em sala de aula. Dessa forma, foram realizadas pesquisas bibliográficas, a fim de compreender como esses mapas mentais podem ser utilizados, a fim de tornar esse ensino mais significativo. Fundamentamos nossas discussões em alguns autores como Mendonça (2021), Martone (1909), Callai (2001), Buzan (1996), entre outros, que contribuíram para que a (EA) fosse mais presente no cotidiano das aulas e na vida dos alunos. Nesse contexto, concluiu-se que os mapas mentais são ferramentas didáticas que podem auxiliar os docentes a construírem junto aos educandos uma (EA), partindo do conhecimento empírico e a visão de mundo que cada indivíduo traz consigo. Por fim, propomos aos docentes que se utilizem dessa metodologia, inovando cada vez mais sua prática e fazendo com que os estudos desses conteúdos façam sentido na vida dos alunos.