O presente artigo se relaciona às experiências de formação docente na perspectiva do Ensino Colaborativo, desenvolvidas pelo projeto de pesquisa FORMAÇÃO – Formação Continuada em Colaboração vinculado à Universidade Federal Rural do Semi-árido/UFERSA. O objetivo é apresentar a possibilidade de pesquisas colaborativas entre professores da educação básica e investigadores das universidades, tendo como foco a ideia de formação continuada e de transformação das relações pedagógicas nas escolas. A pesquisa colaborativa parte, inicialmente, do pressuposto freireano do “diálogo” (Freire, 1999), e, com ele, realiza uma jornada de pesquisas em que o avanço teórico-prático é mediado pelas representações dos professores, por suas experiências e histórias profissionais, institucionais e biográficas. Desta forma, o artigo traz os fundamentos da dialogicidade baseado em Freire (1999), bem como, na discussão da pesquisa colaborativa na experiência do FORMAÇÃO autores como Ibiapina (2008), Zeichner (1993) e Brasil (2010). Constatamos que a ideia proposta pela pesquisa colaborativa, pautada pela dialogicidade e pela valorização dos professores como sujeitos produtores de conhecimento, tem o propósito de contribuir para uma outra prática de formação de professores que supere a tradicional forma na qual é a universidade que detém o conhecimento sobre a forma e o conteúdo desta formação.