Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO IFBA, CAMPUS JUAZEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88135
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 249
    "inscrito_id" => 12087
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO IFBA, CAMPUS JUAZEIRO"
    "resumo" => "Este estudo nasce das reflexões realizadas no grupo de pesquisa CIEMAT, do IFBA, campus Juazeiro. Tem como objetivo analisar as contribuições do componente curricular de matemática na formação do futuro profissional de segurança do trabalho. Desse modo, surge a seguinte inquietação: Quais as contribuições da matemática aplicada na formação do futuro técnico em Segurança do Trabalho? Sensibilizando-se por esse questionamento buscou-se na literatura se respaldar sobre as habilidades matemáticas de um futuro profissional. Assim, Pinto (2015) destaca a compreensão do conhecimento matemático de acordo com os as reais necessidades que o currículo sinaliza para a formação do futuro profissional ao longo da trajetória. Recorrendo a pesquisa qualitativa, na perspectiva de Marconi; Larkatos (2003), por analisar o fenômeno na subjetividade do pesquisador, de forma detalhada. Contudo pode-se constatar que dada a sua relevância os conhecimentos matemáticos são importantes para o exercício da profissão do técnico em segurança do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12087_TB249_09062022194724.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "jobval3@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88135
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 249
    "inscrito_id" => 12087
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO IFBA, CAMPUS JUAZEIRO"
    "resumo" => "Este estudo nasce das reflexões realizadas no grupo de pesquisa CIEMAT, do IFBA, campus Juazeiro. Tem como objetivo analisar as contribuições do componente curricular de matemática na formação do futuro profissional de segurança do trabalho. Desse modo, surge a seguinte inquietação: Quais as contribuições da matemática aplicada na formação do futuro técnico em Segurança do Trabalho? Sensibilizando-se por esse questionamento buscou-se na literatura se respaldar sobre as habilidades matemáticas de um futuro profissional. Assim, Pinto (2015) destaca a compreensão do conhecimento matemático de acordo com os as reais necessidades que o currículo sinaliza para a formação do futuro profissional ao longo da trajetória. Recorrendo a pesquisa qualitativa, na perspectiva de Marconi; Larkatos (2003), por analisar o fenômeno na subjetividade do pesquisador, de forma detalhada. Contudo pode-se constatar que dada a sua relevância os conhecimentos matemáticos são importantes para o exercício da profissão do técnico em segurança do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12087_TB249_09062022194724.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "jobval3@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este estudo nasce das reflexões realizadas no grupo de pesquisa CIEMAT, do IFBA, campus Juazeiro. Tem como objetivo analisar as contribuições do componente curricular de matemática na formação do futuro profissional de segurança do trabalho. Desse modo, surge a seguinte inquietação: Quais as contribuições da matemática aplicada na formação do futuro técnico em Segurança do Trabalho? Sensibilizando-se por esse questionamento buscou-se na literatura se respaldar sobre as habilidades matemáticas de um futuro profissional. Assim, Pinto (2015) destaca a compreensão do conhecimento matemático de acordo com os as reais necessidades que o currículo sinaliza para a formação do futuro profissional ao longo da trajetória. Recorrendo a pesquisa qualitativa, na perspectiva de Marconi; Larkatos (2003), por analisar o fenômeno na subjetividade do pesquisador, de forma detalhada. Contudo pode-se constatar que dada a sua relevância os conhecimentos matemáticos são importantes para o exercício da profissão do técnico em segurança do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.