Este trabalho tem por objetivo apresentar um conjunto de atividades realizadas no curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para EaD/IFRN, tendo como premissa o registro, em forma de portfólio, do processo de obtenção e compreensão de novos conceitos e ferramentas da tecnologia digital para uso no âmbito educacional na perspectiva do cursista. O trabalho é resultante desta observação e de permanente autoavaliação docente. Tem como fundamentação teórica o referencial das metodologias ativas para uma educação inovadora, mais especificamente, a ideia de personalização e tecnologia na educação para uma aprendizagem significativa. Tais premissas norteiam todo o processo de construção de conhecimento no curso apresentado em detalhes a cada módulo e analisado de forma (auto)crítica descrevendo dificuldades, superações, compreensão e conflitos. Como resultado principal, o trabalho apresenta o planejamento da disciplina Legislação dos Meios de Hospedagem do curso técnico em Hospedagem do IFAL, Campus Maragogi para o formato Ensino Remoto Emergencial que, mesmo após sua concretização e conclusão, permaneceu sendo utilizada como laboratório para testagem das estratégias, ferramentas e recursos digitais e pedagógicos apresentados no decorrer do curso. Os conhecimentos obtidos permanecem sendo utilizados para planejamento e realização das demais disciplinas realizadas sob as mesmas condições e até distintas – como o ensino presencial, levando em conta a plasticidade das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.