OLIVEIRA, Rosangela Silva. Lições da pedagogia moderna em 1910 no maranhão. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88085>. Acesso em: 22/11/2024 08:23
Este artigo contém resultados da pesquisa ‘O MESTRE E A ESCOLA: lições de Pedagogia Moderna para o Estado do Maranhão com Antonio Baptista Barbosa de Godois, professor normalista em 1910’, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, com apoio do Fundo de Amparo e Pesquisa do Estado do Maranhão. Apresenta orientações didáticas da Pedagogia Moderna para normalistas na segunda década republicana e pontua estratégias pedagógicas para facilitar sua introdução na Escola Normal e consolidar a escola primária moderna no Estado do Maranhão. A metodologia aplicou a análise de conteúdos como técnica de tratamento dos dados coletados desenvolvida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos dados. A coleta de dados não se restringiu à análise de conteúdos da obra em estudo, mas estendeu-se a outros documentos oficiais do Estado do Maranhão como Mensagens e Relatórios Oficiais do Maranhão no período em estudo. Espera-se que a historicização produzida contribua com a história da educação do Maranhão ao apontar percursos pelos quais a Pedagogia Moderna foi introduzida na instrução pública maranhense.