Nesta comunicação apresentamos alguns resultados do Programa de Estudos sobre Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (Financiado pela FAPEMIG e CNPq), particularmente a proposta de formação do educador do campo, os antecedentes históricos do processo de criação do curso na Instituição e o seu Projeto Pedagógico, destacando a sua proposta deformação por alternância. Em termos metodológicos, os procedimentos técnicos da investigação conjugaram a pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas a educadores e educandos do curso, visando identificar e analisar o perfil dos sujeitos integrantes dessa experiência educativa, suas representações sociais e as práticas pedagógicas construídas nos processos de formação do educador do campo. Dentre os resultados da pesquisa, na especificidade da proposta de formação por alternância adotada, identificamos que ao longo da história do curso na UFV um conjunto das ações e processos pedagógicos foram sendo paulatinamente implementados. Nestas ações e processos, o ritmo da alternância e os instrumentos pedagógicos da alternância foram sendo objetos de ressignificações e de mudanças diversas que, realizadas a partir de diálogos e do trabalho coletivo, tem buscado atender as especificidades e demandas próprias de um curso de formação do educador do campo. Destaca-se, ainda, que a dinâmica de alternância adotada, não se restringindo à simplesmente alternar tempos e espaços formativos, tem buscado integrar os conteúdos destes diferentes tempos e espaços da formação de maneira a vincular a realidade de vida e trabalho dos educandos aos tempos educativos, problematizando e aprofundando as discussões previstas no currículo do curso.