Na sociedade brasileira, as diferenças sociais entre brancos e negros, são alarmantes. Essas diferenças configuram resultados de uma abolição tardia e da não oferta de condições sociais para os negros. Na luta contra a desigualdade étnica, especialmente a negra, foi instituído em março do ano de 2003, a Lei de Diretrizes e Base (LDB). Essa lei foi alterada com a aprovação da Lei Federal nº 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da “História e Cultura Africana e Afro- brasileira” em todas as escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental ao Médio, com o objetivo de visibilizar e trabalhar temáticas étnico-raciais negras em todos os níveis de ensino. Portanto, objetiva-se discutir a importância do ensino da Capoeira na Educação Básica e da luta contra um pensamento discriminatório tendo em vista, o prélio contra o preconceito e a instituição do pensamento antirracista na prática da Capoeira. Do ponto de vista teórico- metodológico, trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e documental, Em relação ao suporte teórico, a pesquisa conta com as contribuições de estudiosos como Freire (1997), Ribeiro (2019), entre outros. Os resultados preliminares apontam que o ensino da Capoeira é um rico processo pedagógico que valoriza uma educação libertadora e consciente. Durante o seu ensino são discutidos elementos históricos dessa manifestação cultural e corporal, enquanto símbolo de resistência contra vários tipos de dominação, e enquanto espaço para o exercício da cidadania, de construção da identidade, autoestima e autonomia por parte de seus praticantes.