Este artigo tem como objetivo investigar a utilização, relação e contribuição das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de matemática na perspectiva do professor de matemática. A pesquisa é de caráter qualitativa e foi realizada em campo usando como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a dez docentes de matemática da educação básica do Estado da Paraíba. Após obter as informações, foi iniciada a análise dos dados, organizando cada resposta fornecida pelos docentes com base no referencial teórico estudado. Os professores evidenciaram que o software mais utilizado por eles é o GeoGebra e o conteúdo que os docentes aplicam mais as TIC são de geometria e função. Também foi notado que os professores consideraram as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como recursos que auxiliam no ensino-aprendizagem de matemática, contribuindo de maneira efetiva para a construção de conceitos matemáticos, análise de comportamento dos gráficos e exploração e visualização da geometria. Além disso, os docentes enfatizaram que a relação das TICs com o ensino de matemática é algo positivo para o ensino-aprendizagem do estudante, pois facilita e dinamiza o ensino da matemática. Alguns participantes mencionaram que o planejamento e a estrutura de uma aula utilizando as TICs oferecem bons resultados, sendo necessário o professor romper com práticas que não contribuem para alcançar o objetivo da aprendizagem.