O curso Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA) busca preparar licenciandos para atuar nas diversas atividades didáticas que promovam alfabetização científica. Isto inclui aulas de campo em espaços não formais, visando educação científica. Este resumo objetiva descrever interação dos espaços não formais de educação, presentes na Região do Cariri Cearense, com Ensino de Ciências e Biológica, através da realização das aulas de campo, enquanto atividade extensionista. Para isso, a descrição foi delineada considerando sistematização do relato de experiência com abordagem qualitativa. Ressalta neste relato que o projeto ‘Espaços não formais de educação e o ensino de ciências na Região do Cariri’ envolve estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas da URCA, matriculados no III, IV e VI semestres do curso, nas disciplinas Educação em Ciências Biológica, Didática Aplicada ao ensino de Ciências Biológicas, Instrumentação para a Docência no Ensino Fundamental o Ensino de Ciências e Pesquisa Educacional para Ciências Biológicas, e professores que lecionam Ciências nas escolas municipais da cidade de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha - Ceará. Em suas ações o projeto desenvolve, desde o início, mapeamento dos espaços não formais da Região do Cariri Cearense, através de pesquisa empírica e bibliográfica pelos licenciandos. Realizou-se aulas de campo junto às escolas participantes do projeto, minicursos e oficinas para os professores de Ciências. Pode-se perceber que as atividades educativas de caráter extensionista voltadas para alfabetização científica são fundamentais para concretização de práticas pedagógicas inovadoras. Isso contribui na superação das dificuldades de aprendizagem aproximando estudantes à realidade onde estão inseridos. Tais espaços facilitam o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e dos licenciandos, ao tempo em que promove inclusão de atividades de extensão no currículo do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da URCA, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa.