O RELATO APRESENTADO REFERE-SE À PESQUISA DE DOUTORADO QUE TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS CONDIÇÕES DE EMERGÊNCIA DO DISCURSO AUTODENOMINADO MATERNIDADE ATIVA, SUAS REGULARIDADES ENUNCIATIVAS E ENQUANTO PROCESSO EDUCATIVO. UTILIZANDO A PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ANÁLISE DO DISCURSO INSPIRADA EM MICHEL FOUCAULT, ANALISOU-SE CENTRALMENTE UM CONJUNTO DE PUBLICAÇÕES FEITAS POR MULHERES-MÃES EM BLOGS MATERNOS BRASILEIROS NA ÚLTIMA DÉCADA E O REFERENCIAL TEÓRICO CORRESPONDENTE. A PEDAGOGIA ANALISADA PROFESSA FORMAS LEGÍTIMAS E ILEGÍTIMAS DE COMO MATERNAR, O QUE CONTRADIZ A LIBERDADE DE ESCOLHA DEFENDIDA, GERA DISPUTAS ENTRES AS MULHERES, INTENSIFICA A CULPA MATERNA E CONTRIBUI NA CONSTRUÇÃO DE UM IDEAL DE MÃE E DE CUIDADO QUE NÃO CONSIDERA OS PRIVILÉGIOS DE CLASSE, RAÇA E GÊNERO.