Artigo Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

IDENTIDADES E (NÃO) REPRESENTATIVIDADES DE LGTQIA+ NA LITERATURA, NO CINEMA, NA MÚSICA E NA TV DO BRASIL

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA, GÊNERO E SEXUALIDADE, QUEER, DIVERSIDADE, Comunicação Oral (CO) ET 23 - Identidades e (Não)Representatividades de LGTQIA+ na Literatura, no Cinema, na Música e na TV do Brasil
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Publicado em 19 de outubro de 2022

Resumo

O TRABALHO PROBLEMATIZA O FILME ‘PELES’ (2017), QUE ENCORPA EM TELA QUESTIONAMENTOS SOBRE DIFERENÇAS, SEXUALIDADES, DEFICIÊNCIAS, AFETIVIDADES E MODOS DE SE VER / CONSTRUIR CORPOS DISSIDENTES. ANCORADOS EM TEORIZAÇÕES DOS ESTUDOS DE GÊNERO E QUEERS, QUE TRAZEM A DIFERENÇA COMO CATEGORIA CHAVE, PROBLEMATIZA-SE, NO TEXTO, OS CÓDIGOS NORMATIVOS IMPOSTOS AOS CORPOS, ENFOCANDO NÃO UMA SINOPSE FÍLMICA, MAS UMA GENEALOGIA PARA A DIFERENÇA E PARA A (DES) CONSTRUÇÃO DE CORPOS FÍSICOS E EPISTEMOLÓGICOS OUTROS. ‘PELES’, PARA ALÉM DE UMA LEITURA DO GROTESCO, CONVERTE-SE NUM ARTEFATO PRODUTOR DE SIGNIFICADOS CULTURAIS E PEDAGÓGICOS DA MONSTRUOSIDADE, PRINCIPALMENTE AO ASSINALAR A DIFERENÇA COMO A VICISSITUDE HUMANA.

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