SOMOS UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS, CADASTRADO NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO BRASIL DO CNPQ, NO ANO DE 2006. ESTE GRUPO SURGIU VINCULADO AO ENSINO E À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS, ESPECIALMENTE COM AS AÇÕES DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO DE SUA LÍDER COORDENADORA, A PROFESSORA DRA. CONSTANTINA XAVIER FILHA. INICIOU-SE POR DEMANDAS DE ESTUDOS E PESQUISAS COM DISCENTES DE PEDAGOGIA E DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS QUE PARTICIPAVAM DE PROJETOS DE EXTENSÃO. AO LONGO DOS ANOS, FOI INCORPORANDO ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO E AÇÕES NO ÂMBITO DESTE ESPAÇO. AS ATIVIDADES DO GRUPO GUIARAM-SE POR EIXOS DE AÇÕES ESPECÍFICAS DE ATUAÇÃO DA UNIVERSIDADE: ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. NO ENSINO, O GRUPO SE FIRMOU COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA SEUS MEMBROS E DEMAIS PESSOAS INTERESSADAS EM ESTUDAR. LEITURAS E ESTUDOS DE TEXTOS, CONCEITOS E PRESSUPOSTOS TEÓRICOS CONSTITUÍRAM SISTEMATICAMENTE A TÔNICA DOS ENCONTROS DO GRUPO. AS ATIVIDADES POTENTES DO GRUPO DE PESQUISA, BEM COMO AS DA TRAJETÓRIA DA PESQUISADORA EM PESQUISAS NESSES CAMPOS TEÓRICOS, FIZERAM COM QUE INCLUÍSSEMOS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA, A DISCIPLINA “EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E GÊNERO”. OPTATIVA, NO REFERIDO CURSO, EM 2000, HOJE OBRIGATÓRIA. O SEGUNDO EIXO DE AÇÃO É CONSTITUÍDO POR AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. APROXIMAMO-NOS DA COMUNIDADE CAMPO-GRANDENSE E SUL-MATO-GROSSENSE PARA DISCUTIR AS TEMÁTICAS DAS SEXUALIDADES, GÊNEROS E DIFERENÇAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. POR FIM, NO TERCEIRO EIXO DE AÇÃO DO GRUPO (PESQUISA) ARTICULAMOS OS DE ENSINO E EXTENSÃO. AS INVESTIGAÇÕES OCORREM A PARTIR DE REFERENCIAIS TEÓRICOS COMO ESTUDOS DE GÊNERO, ESTUDOS FEMINISTAS, ESTUDOS CULTURAIS NUMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA (FOUCAULT, 1979; LOURO, 2008). OUTRA AÇÃO NO ÂMBITO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS É A PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA DOCENTES E CRIANÇAS. NOS ÚLTIMOS ANOS, INTEGRAMOS AS CRIANÇAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA ELAS E COM ELAS. AS PESQUISAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO GEPSEX NOS ÚLTIMOS ANOS PARTEM DE DOIS EIXOS TEMÁTICOS INTERDEPENDENTES: A) FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; E, B) SEXUALIDADES E GÊNEROS NAS INFÂNCIAS. NO PRIMEIRO, AS DISCUSSÕES OCORREM SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES/AS; DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS QUE EDUCAM PARA AS SEXUALIDADES, GÊNEROS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PARA AS SEXUALIDADES. ESSE EIXO ESTÁ MAIS CENTRADO NAS PRÁTICAS ESCOLARES E EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, DESTACANDO AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS E DIDÁTICAS QUE TODO DIA ENVOLVEM EDUCADORES/AS E CRIANÇAS-ALUNOS/AS NAS RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADES E DIFERENÇAS. O SEGUNDO EIXO COMPÕE-SE DAS PESQUISAS QUE VERSAM SOBRE SEXUALIDADES E GÊNEROS NAS INFÂNCIAS. NELE PESQUISAMOS E PROBLEMATIZAMOS AS SEGUINTES QUESTÕES: SEXUALIDADES NA INFÂNCIA; RELAÇÕES DE GÊNERO; ARTEFATOS CULTURAIS; LEGISLAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL; VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS; PEDAGOGIAS CULTURAIS; CINEMA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO. NESSE EIXO, AS PEDAGOGIAS CULTURAIS SÃO ACIONADAS PARA PENSAR ALÉM DA ESCOLA E DEMAIS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS, PARA VERMOS COMO OS ARTEFATOS CULTURAIS (CINEMA, TELEVISÃO, MÍDIA EM GERAL, LIVROS, DENTRE OUTROS) EDUCAM MENINAS E MENINOS.