ESSA PROPOSTA APRESENTA OS RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA REALIZADA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM EDUCAÇÃO (MESTRADO) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, TEM POR OBJETIVO DELINEAR COMO A TEMÁTICA
DE GÊNERO E SEXUALIDADE SE APRESENTA NO AMBIENTE DE ATUAÇÃO DE DOCENTES INICIANTES QUE ATUAM EM
ESCOLAS DE SALVATERRA – ILHA DO MARAJÓ-PA. OS DADOS FORAM REUNIDOS POR MEIO DE ENTREVISTAS NARRATIVAS
COM SEIS DOCENTES INICIANTES (TRÊS PROFESSORES E TRÊS PROFESSORAS) E ANALISADOS POR MEIO DO MÉTODO
DOCUMENTÁRIO. CONCLUIU-SE QUE HÁ AUSÊNCIA DE INICIATIVAS CONCRETAS VOLTADAS PARA A GARANTIA DE ACESSO A
CONTEÚDO DE BASE CIENTÍFICA SOBRE OS ASSUNTOS QUE CERCAM O GÊNERO E A SEXUALIDADE E QUE ESTÃO PRESENTES
NAS ESCOLAS, ALÉM DISSO, AS NARRATIVAS INDICAM QUE O CENÁRIO NÃO TEM SIDO FAVORÁVEL PARA TRATAR DESSES
ASSUNTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POIS TEM PREVALECIDO DISCURSOS CONSERVADORES QUE BUSCAM CERCEAR
TAIS DISCUSSÕES NO CAMPO EDUCACIONAL