A PUBERDADE, QUE LEVA AO AMADURECIMENTO SEXUAL, E AS VIVÊNCIAS SOCIAIS POSSIBILITA AO ADOLESCENTE VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS DIFERENTES DAS VIVIDAS NA INFÂNCIA, E É NESTE MOMENTO QUE SE TORNA DESAFIADOR PARA OS PAIS E O SISTEMA ESCOLAR EDUCAR SOBRE SEXUALIDADE E LIDAR COM A DIVERSIDADE SEXUAL. NESTE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA CONSISTE EM UMA REVISÃO DE ESCOPO AFIM DE COMPREENDER QUAIS OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA, VISANDO INVESTIGAR OS BENEFÍCIOS PSICOSSOCIAIS DA EDUCAÇÃO SEXUAL, VERIFICAR AS BARREIRAS SOCIAIS VIVENCIADAS POR ADOLESCENTES E QUE PREJUDICAM NO ADQUIRIR CONHECIMENTO DA SEXUALIDADE. OS RESULTADOS DA PRESENTE PESQUISA EVIDENCIAM QUE EXISTE UMA FORTE IMPLICAÇÃO SOCIOCULTURAL NO ADQUIRIR DE CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES SOBRE SEXUALIDADE E QUE O SISTEMA EDUCACIONAL E OS PAIS SÃO, NA MAIORIA DAS VEZES, DESPREPARADOS PARA EDUCAR SOBRE SEXUALIDADE E ACOLHER A DIVERSIDADE SEXUAL, ALÉM DE IDENTIFICAR QUE O DIREITO E A EDUCAÇÃO DEVEM ‘ANDAR JUNTAS’.