A leitura é muito importante a para a formação do indivíduo, pois possibilita a construção de uma percepção crítica do contexto social, ampliando a visão de mundo do sujeito e viabilizando a compreensão do outro. O presente trabalho objetivou identificar a relevância da leitura na formação de estudantes de uma escola pública de Ensino Médio, localizada no município de Acopiara/CE. Trata-se de uma pesquisa básica de abordagem mista, envolvendo 60 alunos de 3º ano. Inicialmente, foi feita uma sondagem para verificar se os discentes tinham o hábito de ler. Partiu-se dessa demanda inicial para compreender as contribuições e os desafios da leitura na vida dos sujeitos. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado. A participação dos sujeitos foi voluntária e anônima, amparada nos aspectos éticos e legais da resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Considerando vários aspectos relacionados à temática, este trabalho apresenta concepções iniciais de compreensão da relação que os estudantes constroem com a leitura e possibilita elencar desafios e possibilidades na vida desses sujeitos, mediante o que foi destacado. Os resultados sinalizam que metade dos discentes (30) gosta de ler e que 45 deles percebem contribuições da leitura ao conhecimento, na busca de novos aprendizados, na compreensão de mundo, além de ser prazerosa. No entanto, mesmo destacando essas contribuições, a maioria deles (34) não tem o hábito de fazer empréstimo de livros sem que o professor solicite. As principais barreiras destacadas para a prática da leitura foram o tempo reduzido em razão de outras atividades e obrigações e a falta de interesse. Considera-se que os alunos reconhecem a leitura como essencial para o desenvolvimento do ser social, mesmo não fazendo isso constantemente. Espera-se, com esse estudo, suscitar novas investigações e debates acerca da importância da leitura na formação do sujeito.