GRAMSCI E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87318 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 667 "titulo" => "GRAMSCI E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "O presente trabalho trará fundamentações histórico-filosóficas sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e como esta teoria pedagógica busca garantir o pensamento de criticidade para com os docentes e discentes dentro do ambiente escolar. Nesse segmento, o filósofo italiano, Antonio Gramsci (1891-1937), em sua realidade concreta, ajuda-nos a pensar o caráter alienante e desalienante da educação, sendo a escola reprodutora dos interesses da classe hegemônica. Partindo desses pressupostos, a pesquisa em tela tem como objetivo destacar as aproximações entre Gramsci e a Pedagogia Histórico-Crítica, bem como as contribuições para uma educação de caráter emancipador. Quanto à metodologia, fundamentada-se através de uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico (GIL, 2002), onde foram realizados fichamentos, análises, debates e reflexões sobre diversos textos e autores que abordam esses estudos, como Gramsci (1999; 2001) e Saviani (1983; 2014). Além disso, a leitura de autores que se dedicam a estudar e compreender os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e das categorias gramscianas foi essencial para esse estudo, como Martins (2021) e Sobral (2010). Nessa esteira, foi utilizado o Materialismo Histórico-Dialético de Marx (2017) como método de análise para se debater e pensar criticamente os fundamentos e categorias gramscianas, como Escola Unitária e Hegemonia. Dessa forma, segundo Martins (2021), observou-se que ao propor a Escola Unitária, Gramsci reconhece o caráter imanente da educação e aponta esta como não reprodutivista, assegurando a necessidade de fazer com que os educandos conheçam o mundo e os problemas presentes nele. Nessa esteira, Saviani (1983) pontua que a educação deve trazer o educando à reflexão, através da problematização, da reflexão e da crítica, fazendo com que a cisão entre trabalho manual e trabalho intelectual, que perdura desde o fim da comunidade primitiva, seja superada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID667_TB260_04052022230609.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO JADSON JARDELINO GOMES" "autor_nome_curto" => "Jadson Gomes" "autor_email" => "brunojadson@alu.ufc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87318 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 667 "titulo" => "GRAMSCI E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "O presente trabalho trará fundamentações histórico-filosóficas sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e como esta teoria pedagógica busca garantir o pensamento de criticidade para com os docentes e discentes dentro do ambiente escolar. Nesse segmento, o filósofo italiano, Antonio Gramsci (1891-1937), em sua realidade concreta, ajuda-nos a pensar o caráter alienante e desalienante da educação, sendo a escola reprodutora dos interesses da classe hegemônica. Partindo desses pressupostos, a pesquisa em tela tem como objetivo destacar as aproximações entre Gramsci e a Pedagogia Histórico-Crítica, bem como as contribuições para uma educação de caráter emancipador. Quanto à metodologia, fundamentada-se através de uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico (GIL, 2002), onde foram realizados fichamentos, análises, debates e reflexões sobre diversos textos e autores que abordam esses estudos, como Gramsci (1999; 2001) e Saviani (1983; 2014). Além disso, a leitura de autores que se dedicam a estudar e compreender os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e das categorias gramscianas foi essencial para esse estudo, como Martins (2021) e Sobral (2010). Nessa esteira, foi utilizado o Materialismo Histórico-Dialético de Marx (2017) como método de análise para se debater e pensar criticamente os fundamentos e categorias gramscianas, como Escola Unitária e Hegemonia. Dessa forma, segundo Martins (2021), observou-se que ao propor a Escola Unitária, Gramsci reconhece o caráter imanente da educação e aponta esta como não reprodutivista, assegurando a necessidade de fazer com que os educandos conheçam o mundo e os problemas presentes nele. Nessa esteira, Saviani (1983) pontua que a educação deve trazer o educando à reflexão, através da problematização, da reflexão e da crítica, fazendo com que a cisão entre trabalho manual e trabalho intelectual, que perdura desde o fim da comunidade primitiva, seja superada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID667_TB260_04052022230609.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO JADSON JARDELINO GOMES" "autor_nome_curto" => "Jadson Gomes" "autor_email" => "brunojadson@alu.ufc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }