Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

GINCANA EDUCATIVA: OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS ULTRAPROCESSADOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87317
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 555
    "inscrito_id" => 893
    "titulo" => "GINCANA EDUCATIVA: OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS ULTRAPROCESSADOS"
    "resumo" => "A Gincana é um Produto Técnico-Tecnológico - PTT oriundo da pesquisa de mestrado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Docência em Ensino de Ciências e Matemática - PPGDOC, da Universidade Federal do Pará - UFPA. O objetivo da pesquisa foi investigar o processo (auto)formativo, de produção colaborativa de um recurso didático, para o ensino de química, no contexto de uma Educação científica cidadã. A gincana aborda o assunto alimentos industrializados ultraprocessados e visa colaborar com um ambiente lúdico de aprendizagem, ao tratar de uma discussão de relevância social. São objetivos da gincana: a) criar o hábito de leitura de rótulos de alimentos; b) incentivar a curiosidade; c) a presença de aditivos alimentares e suas respectivas toxicologias em alimentos ultraprocessados. Os aditivos alimentares e suas toxicologias são focos da gincana. Os aditivos são ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas e biológicas. A Toxicologia refere-se à problemas de saúde causados pelos aditivos alimentares. A Gincana contém como componentes: crachás; 15 envelopes, 15 cartas ingredientes referentes a alimentos ultraprocessados, 15 cartas tabelas para registro de informações referentes aos aditivos presentes nos respectivos alimentos, lista de inscrição, classificação e nome dos aditivos químicos alimentares, lista de toxicologia dos aditivos alimentares, um tabuleiro contendo desenho ilustrativo de alimentos ultraprocessados cuja informações sobre ingredientes e aditivos constam nas cartas ingredientes A gincana possui um conjunto de regras e está dividida em três provas, sendo que a primeira e segunda prova contém duas etapas. Em função do assunto que trata a gincana é possível utilizá-la com estudantes do ensino fundamental e ensino médio, tanto em ambientes formais e não formais de ensino. Propostas que valorizem a discussão de assuntos relacionados à cidadania são de fundamental importância para a construção de uma sociedade democrática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID893_TB555_07062022141623.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DE PAULA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO DE PAUL"
    "autor_email" => "eduardo.maciel@iemci.ufpa"
    "autor_ies" => "SEDUC - PA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87317
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 555
    "inscrito_id" => 893
    "titulo" => "GINCANA EDUCATIVA: OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS ULTRAPROCESSADOS"
    "resumo" => "A Gincana é um Produto Técnico-Tecnológico - PTT oriundo da pesquisa de mestrado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Docência em Ensino de Ciências e Matemática - PPGDOC, da Universidade Federal do Pará - UFPA. O objetivo da pesquisa foi investigar o processo (auto)formativo, de produção colaborativa de um recurso didático, para o ensino de química, no contexto de uma Educação científica cidadã. A gincana aborda o assunto alimentos industrializados ultraprocessados e visa colaborar com um ambiente lúdico de aprendizagem, ao tratar de uma discussão de relevância social. São objetivos da gincana: a) criar o hábito de leitura de rótulos de alimentos; b) incentivar a curiosidade; c) a presença de aditivos alimentares e suas respectivas toxicologias em alimentos ultraprocessados. Os aditivos alimentares e suas toxicologias são focos da gincana. Os aditivos são ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas e biológicas. A Toxicologia refere-se à problemas de saúde causados pelos aditivos alimentares. A Gincana contém como componentes: crachás; 15 envelopes, 15 cartas ingredientes referentes a alimentos ultraprocessados, 15 cartas tabelas para registro de informações referentes aos aditivos presentes nos respectivos alimentos, lista de inscrição, classificação e nome dos aditivos químicos alimentares, lista de toxicologia dos aditivos alimentares, um tabuleiro contendo desenho ilustrativo de alimentos ultraprocessados cuja informações sobre ingredientes e aditivos constam nas cartas ingredientes A gincana possui um conjunto de regras e está dividida em três provas, sendo que a primeira e segunda prova contém duas etapas. Em função do assunto que trata a gincana é possível utilizá-la com estudantes do ensino fundamental e ensino médio, tanto em ambientes formais e não formais de ensino. Propostas que valorizem a discussão de assuntos relacionados à cidadania são de fundamental importância para a construção de uma sociedade democrática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID893_TB555_07062022141623.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DE PAULA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO DE PAUL"
    "autor_email" => "eduardo.maciel@iemci.ufpa"
    "autor_ies" => "SEDUC - PA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

A Gincana é um Produto Técnico-Tecnológico - PTT oriundo da pesquisa de mestrado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Docência em Ensino de Ciências e Matemática - PPGDOC, da Universidade Federal do Pará - UFPA. O objetivo da pesquisa foi investigar o processo (auto)formativo, de produção colaborativa de um recurso didático, para o ensino de química, no contexto de uma Educação científica cidadã. A gincana aborda o assunto alimentos industrializados ultraprocessados e visa colaborar com um ambiente lúdico de aprendizagem, ao tratar de uma discussão de relevância social. São objetivos da gincana: a) criar o hábito de leitura de rótulos de alimentos; b) incentivar a curiosidade; c) a presença de aditivos alimentares e suas respectivas toxicologias em alimentos ultraprocessados. Os aditivos alimentares e suas toxicologias são focos da gincana. Os aditivos são ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas e biológicas. A Toxicologia refere-se à problemas de saúde causados pelos aditivos alimentares. A Gincana contém como componentes: crachás; 15 envelopes, 15 cartas ingredientes referentes a alimentos ultraprocessados, 15 cartas tabelas para registro de informações referentes aos aditivos presentes nos respectivos alimentos, lista de inscrição, classificação e nome dos aditivos químicos alimentares, lista de toxicologia dos aditivos alimentares, um tabuleiro contendo desenho ilustrativo de alimentos ultraprocessados cuja informações sobre ingredientes e aditivos constam nas cartas ingredientes A gincana possui um conjunto de regras e está dividida em três provas, sendo que a primeira e segunda prova contém duas etapas. Em função do assunto que trata a gincana é possível utilizá-la com estudantes do ensino fundamental e ensino médio, tanto em ambientes formais e não formais de ensino. Propostas que valorizem a discussão de assuntos relacionados à cidadania são de fundamental importância para a construção de uma sociedade democrática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.