A pandemia da Covid 19 impactou diretamente os processos de ensino e aprendizagem no ensino regular brasileiro, uma vez que, o formato presencial de aulas foi substituído por plataformas digitais. Essa nova forma de fazer à escola trouxe inúmeros problemas para a educação pública, além de aprofundar os que já existiam, aumentando assim os abismos socioeconômicos que fazem parte da realidade cotidiana dos milhares de alunos do ensino médio do sistema público. Dentro desse contexto, a realização da presente pesquisa é motivada devido à necessidade de identificar os novos problemas gerados na educação pública na pandemia. Desse modo, o objetivo da pesquisa é verificar os dados dos órgãos responsáveis pela fiscalização da educação a respeito das escolas públicas de ensino médio, assim como analisar o acesso dos alunos de baixa renda a equipamentos digitais para a participação nas aulas remotas e a políticas públicas e educacionais desenvolvidas para o combate a desigualdade educacional na pandemia. A presente pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, nesse sentido, os documentos utilizados foram localizados em bases de dados, por meio da utilização de descritores, assim, foram incluídos no estudo artigos publicados entre o ano de 2020 a 2022. Por meio da avaliação dos estudos, observou-se que durante a pandemia a escola pública foi umas das instituições que mais sofreu no que se refere a problemas estruturais de ordem política, econômica e social, afetando a realidade dos alunos e colocando-os em situação de precariedade educacional, principalmente em comparação com a rede privada de ensino, segregando os alunos e colocando-os em situação de vulnerabilidade escolar, ademais, notou-se que os alunos de escola pública não possuíam acesso a recursos tecnológicos de qualidade para o acompanhamento das aulas online. Em suma, avaliou-se que a pandemia afetou negativamente o sistema educacional público nos últimos dois anos.