Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM EM TURMAS DO 9° ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Durante a pandemia da COVID19, crianças e adolescentes foram afastados das escolas, confinados em seus lares com graves consequências para os processos de ensino-aprendizagem. Esta situação impactou negativamente, principalmente o ensino experimental, responsável por boa parte dos indicadores de bem-estar, desempenho na escola e de significação/contextualização dos conteúdos e habilidades previstas na BNCC. Este estudo descreve uma abordagem gamificada de ensino experimental integrando a escola e o lar, desenvolvida durante a pandemia no ensino remoto, que pode ser aplicada no ensino híbrido. A abordagem foi desenvolvida em escolas públicas do Município de Campina Grande, abordando o conteúdo “ondas” de forma simples e engajadora, com três turmas do 9º ano. A metodologia consistiu em uma intervenção por diferentes meios de comunicação, envolvendo pequenos experimentos construídos em casa pelos alunos com materiais acessíveis no lar e de missões lúdicas produzidas pelos alunos para difusão de suas transformações individuais e coletivas. A intervenção é guiada por um roteiro multimodal elaborado pelo Programa de Apoio à Formação de Professores-PROAFE da UEPB e pelo Programa de Educação Tutorial em Computação-UFCG, em parceria com o poder público municipal. Consiste em 4 missões: Elemento Vital trata da conceituação de ondas sonoras com linguagem simples e acessível, missão científica descreve passos do experimento científico, missão Game Tabuleiro orienta a criação do jogo de tabuleiro abordando a temática retratada nas aulas online ministradas pelos professores; missão Inclusão digital orienta a criação de um programa de rádio temático a ser exibido via Google Meet, conectando alunos com e sem acesso a internet. Como resultados, obteve-se desenvolvimento da proposta trazida no roteiro pelos alunos e para os professores aplicou-se formulário qualitativo, refletindo positivamente o desenvolvimento do conteúdo, visão do aluno para o planeta; além de colaborar emocionalmente para superação das limitações sociais decorrentes da pandemia.

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