Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica dos trabalhos disponíveis no portal Google Acadêmico no período de 2018 a 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como objetivo trazer um diálogo epistemológico sobre as potenciais aplicações do metaverso no ensino de matemática. Apresenta um mapeamento teórico de textos com enfoque no metaverso (realidade aumentada) como ferramenta didática no ensino de matemática, e pretende verificar as aplicações, quais as metodologia usadas, e as contribuições relevantes ao tema. As consultas aos artigos apresentados neste mapeamento foram feitas no Google Acadêmico que traz em seus arquivos somente literaturas acadêmicas, e quando realizada a busca com as palavras “Metaverso”, foram visualizados 313 resultados com refinamento do período (2018-2022) e pesquisas em páginas em português. Para refinar a busca, foi colocado o termo: “ferramenta pedagógica”, o que levou a redução do número de resultados para 187. Considerando este número bastante elevado, foi especificado ainda mais o tema, pesquisando juntamente o termo “ensino de matemática”, quando se reduziu o número de publicações para 84. Os resultados obtidos apontaram para possíveis aplicações do metaverso no ensino à distância de matemática, assim como também possível construção de laboratórios virtuais para o ensino híbrido e o grande potencial da utilização do metaverso como uma ferramenta pedagógica na formação de professores. Concluímos que o metaverso (realidade aumentada) pode de fato contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de matemática auxiliando professores na atualização de metodologias e práticas do ensino presencial e remoto através dessa ferramenta digital.