Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da História e Filosofia da Ciência na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba. Para escrita do presente artigo , buscamos em artigos relativos á História e Filosofia da Ciência, pressupostos teóricos que abordam a inclusão da perspectiva histórica no ensino. Metodologicamente, realizamos um estudo descritivo e exploratório, caracterizado como estudo de caso, utilizando-se o questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado com seis professores do respectivo curso, segundo uma perspectiva de natureza qualitativa. Posterior a essa etapa, com o objetivo de analisar as respostas as perguntas abertas sugeridas nesse instrumento, nos embasamos na teoria da Análise do Discurso, proposta por Mikhail Bakhtin, para interpretar os argumentos apresentados como respostas pelos professores. Assim sendo, compreendemos que o seu arcabouço teórico apresenta elementos interessantes que oferecem um forte suporte as nossas interpretações, bem como traz á tona o funcionamento da linguagem, no qual o sujeito se compõe pela interpretação que faz. os resultados apontam, a partir das falas dos professores aqui pesquisados, que a abordagem da História e da Filosofia da Ciência é de grande relevância para o ensino, enquanto estratégia didática e atividade de ensino, permitindo contextualizar as aulas, mostrando o processo de transformação da ciência, proporcionar uma aprendizagem reflexiva sobre a natureza do conhecimento cientifico, além de observar os aspectos internos e externos que lhes são peculiares.