SALÃO DAS CIÊNCIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87073 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 412 "titulo" => "SALÃO DAS CIÊNCIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO" "resumo" => "As feiras científicas têm um importante papel no espaço escolar ao oportunizar maior envolvimento, curiosidade e a busca pelo conhecimento, promovendo o gosto dos estudantes da Educação Básica (EB) pelas Ciências. Este trabalho apresenta a experiência com os encaminhamentos e desenvolvimento das atividades do 2° Salão das Ciências, edital CNPq/MCTI n° 17/2020 – Abrangência Municipal, cujo maior desafio foi realização da 2ª edição de forma remota em virtude da Pandemia de Covid-19. O encaminhamento metodológico se deu a partir do lançamento da proposta aos professores da rede de Educação de uma cidade do RS, seguido de uma palestra sobre Ensino remoto e a prática da Experimentação, com a intencionalidade de apresentar aos professores da EB a viabilidade do desenvolvimento das atividades experimentais e de pesquisa no ensino remoto. Durante abril a outubro de 2021, licenciandos da Universidade auxiliaram os professores nas orientações e desenvolvimento dos trabalhos com os estudantes. A realização do Salão de forma online teve alguns desafios, como a adesão dos professores das escolas, não pela falta de interesse, mas pela sobrecarga de trabalho que estavam tendo em decorrência do ensino remoto. Participaram do Salão cinco escolas, entre públicas e privadas, totalizando 20 trabalhos inscritos e apresentados, sendo estes distribuídos nas categorias Ensino Fundamental/ Anos Iniciais (A) e Anos Finais (B), Ensino Médio (C). Foram selecionados três trabalhos em cada categoria, classificados em 1º, 2º e 3º lugares respectivamente, na categoria C, os trabalhos dos estudantes das escolas públicas, concorreram a 05 bolsas de Iniciação Científica Júnior, implementadas em 2022 pela Universidade com apoio financeiro do CNPq. Em suma, a realização do Salão das Ciências, desencadeou desafios como adesão dos professores, desenvolvimento de estratégias para orientar e auxiliar professores e estudantes de forma remota. Contudo, o retorno dos discentes foi positivo, bem como os trabalhos por eles desenvolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID412_TB166_07092022160411.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE GONÇALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Eliane G Santos" "autor_email" => "santoselianegoncalves@gma" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87073 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 412 "titulo" => "SALÃO DAS CIÊNCIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO" "resumo" => "As feiras científicas têm um importante papel no espaço escolar ao oportunizar maior envolvimento, curiosidade e a busca pelo conhecimento, promovendo o gosto dos estudantes da Educação Básica (EB) pelas Ciências. Este trabalho apresenta a experiência com os encaminhamentos e desenvolvimento das atividades do 2° Salão das Ciências, edital CNPq/MCTI n° 17/2020 – Abrangência Municipal, cujo maior desafio foi realização da 2ª edição de forma remota em virtude da Pandemia de Covid-19. O encaminhamento metodológico se deu a partir do lançamento da proposta aos professores da rede de Educação de uma cidade do RS, seguido de uma palestra sobre Ensino remoto e a prática da Experimentação, com a intencionalidade de apresentar aos professores da EB a viabilidade do desenvolvimento das atividades experimentais e de pesquisa no ensino remoto. Durante abril a outubro de 2021, licenciandos da Universidade auxiliaram os professores nas orientações e desenvolvimento dos trabalhos com os estudantes. A realização do Salão de forma online teve alguns desafios, como a adesão dos professores das escolas, não pela falta de interesse, mas pela sobrecarga de trabalho que estavam tendo em decorrência do ensino remoto. Participaram do Salão cinco escolas, entre públicas e privadas, totalizando 20 trabalhos inscritos e apresentados, sendo estes distribuídos nas categorias Ensino Fundamental/ Anos Iniciais (A) e Anos Finais (B), Ensino Médio (C). Foram selecionados três trabalhos em cada categoria, classificados em 1º, 2º e 3º lugares respectivamente, na categoria C, os trabalhos dos estudantes das escolas públicas, concorreram a 05 bolsas de Iniciação Científica Júnior, implementadas em 2022 pela Universidade com apoio financeiro do CNPq. Em suma, a realização do Salão das Ciências, desencadeou desafios como adesão dos professores, desenvolvimento de estratégias para orientar e auxiliar professores e estudantes de forma remota. Contudo, o retorno dos discentes foi positivo, bem como os trabalhos por eles desenvolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID412_TB166_07092022160411.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE GONÇALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Eliane G Santos" "autor_email" => "santoselianegoncalves@gma" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }