As feiras científicas têm um importante papel no espaço escolar ao oportunizar maior envolvimento, curiosidade e a busca pelo conhecimento, promovendo o gosto dos estudantes da Educação Básica (EB) pelas Ciências. Este trabalho apresenta a experiência com os encaminhamentos e desenvolvimento das atividades do 2° Salão das Ciências, edital CNPq/MCTI n° 17/2020 – Abrangência Municipal, cujo maior desafio foi realização da 2ª edição de forma remota em virtude da Pandemia de Covid-19. O encaminhamento metodológico se deu a partir do lançamento da proposta aos professores da rede de Educação de uma cidade do RS, seguido de uma palestra sobre Ensino remoto e a prática da Experimentação, com a intencionalidade de apresentar aos professores da EB a viabilidade do desenvolvimento das atividades experimentais e de pesquisa no ensino remoto. Durante abril a outubro de 2021, licenciandos da Universidade auxiliaram os professores nas orientações e desenvolvimento dos trabalhos com os estudantes. A realização do Salão de forma online teve alguns desafios, como a adesão dos professores das escolas, não pela falta de interesse, mas pela sobrecarga de trabalho que estavam tendo em decorrência do ensino remoto. Participaram do Salão cinco escolas, entre públicas e privadas, totalizando 20 trabalhos inscritos e apresentados, sendo estes distribuídos nas categorias Ensino Fundamental/ Anos Iniciais (A) e Anos Finais (B), Ensino Médio (C). Foram selecionados três trabalhos em cada categoria, classificados em 1º, 2º e 3º lugares respectivamente, na categoria C, os trabalhos dos estudantes das escolas públicas, concorreram a 05 bolsas de Iniciação Científica Júnior, implementadas em 2022 pela Universidade com apoio financeiro do CNPq. Em suma, a realização do Salão das Ciências, desencadeou desafios como adesão dos professores, desenvolvimento de estratégias para orientar e auxiliar professores e estudantes de forma remota. Contudo, o retorno dos discentes foi positivo, bem como os trabalhos por eles desenvolvidos.