Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

SALÃO DAS CIÊNCIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87073
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 412
    "titulo" => "SALÃO DAS CIÊNCIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "As feiras científicas têm um importante papel no espaço escolar ao oportunizar maior envolvimento, curiosidade e a busca pelo conhecimento, promovendo o gosto dos estudantes da Educação Básica (EB) pelas Ciências. Este trabalho apresenta a experiência com os encaminhamentos e desenvolvimento das atividades do 2° Salão das Ciências, edital CNPq/MCTI n° 17/2020 – Abrangência Municipal, cujo maior desafio foi realização da 2ª edição de forma remota em virtude da Pandemia de Covid-19. O encaminhamento metodológico se deu a partir do lançamento da proposta aos professores da rede de Educação de uma cidade do RS, seguido de uma palestra sobre Ensino remoto e a prática da Experimentação, com a intencionalidade de apresentar aos professores da EB a viabilidade do desenvolvimento das atividades experimentais e de pesquisa no ensino remoto. Durante abril a outubro de 2021, licenciandos da Universidade auxiliaram os professores nas orientações e desenvolvimento dos trabalhos com os estudantes. A realização do Salão de forma online teve alguns desafios, como a adesão dos professores das escolas, não pela falta de interesse, mas pela sobrecarga de trabalho que estavam tendo em decorrência do ensino remoto. Participaram do Salão cinco escolas, entre públicas e privadas, totalizando 20 trabalhos inscritos e apresentados, sendo estes distribuídos nas categorias Ensino Fundamental/ Anos Iniciais (A) e Anos Finais (B), Ensino Médio (C). Foram selecionados três trabalhos em cada categoria, classificados em 1º, 2º e 3º lugares respectivamente, na categoria C, os trabalhos dos estudantes das escolas públicas, concorreram a 05 bolsas de Iniciação Científica Júnior, implementadas em 2022 pela Universidade com apoio financeiro do CNPq. Em suma, a realização do Salão das Ciências, desencadeou desafios como adesão dos professores, desenvolvimento de estratégias para orientar e auxiliar professores e estudantes de forma remota. Contudo, o retorno dos discentes foi positivo, bem como os trabalhos por eles desenvolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID412_TB166_07092022160411.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE GONÇALVES  DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Eliane G Santos"
    "autor_email" => "santoselianegoncalves@gma"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87073
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 412
    "titulo" => "SALÃO DAS CIÊNCIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "As feiras científicas têm um importante papel no espaço escolar ao oportunizar maior envolvimento, curiosidade e a busca pelo conhecimento, promovendo o gosto dos estudantes da Educação Básica (EB) pelas Ciências. Este trabalho apresenta a experiência com os encaminhamentos e desenvolvimento das atividades do 2° Salão das Ciências, edital CNPq/MCTI n° 17/2020 – Abrangência Municipal, cujo maior desafio foi realização da 2ª edição de forma remota em virtude da Pandemia de Covid-19. O encaminhamento metodológico se deu a partir do lançamento da proposta aos professores da rede de Educação de uma cidade do RS, seguido de uma palestra sobre Ensino remoto e a prática da Experimentação, com a intencionalidade de apresentar aos professores da EB a viabilidade do desenvolvimento das atividades experimentais e de pesquisa no ensino remoto. Durante abril a outubro de 2021, licenciandos da Universidade auxiliaram os professores nas orientações e desenvolvimento dos trabalhos com os estudantes. A realização do Salão de forma online teve alguns desafios, como a adesão dos professores das escolas, não pela falta de interesse, mas pela sobrecarga de trabalho que estavam tendo em decorrência do ensino remoto. Participaram do Salão cinco escolas, entre públicas e privadas, totalizando 20 trabalhos inscritos e apresentados, sendo estes distribuídos nas categorias Ensino Fundamental/ Anos Iniciais (A) e Anos Finais (B), Ensino Médio (C). Foram selecionados três trabalhos em cada categoria, classificados em 1º, 2º e 3º lugares respectivamente, na categoria C, os trabalhos dos estudantes das escolas públicas, concorreram a 05 bolsas de Iniciação Científica Júnior, implementadas em 2022 pela Universidade com apoio financeiro do CNPq. Em suma, a realização do Salão das Ciências, desencadeou desafios como adesão dos professores, desenvolvimento de estratégias para orientar e auxiliar professores e estudantes de forma remota. Contudo, o retorno dos discentes foi positivo, bem como os trabalhos por eles desenvolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID412_TB166_07092022160411.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE GONÇALVES  DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Eliane G Santos"
    "autor_email" => "santoselianegoncalves@gma"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

As feiras científicas têm um importante papel no espaço escolar ao oportunizar maior envolvimento, curiosidade e a busca pelo conhecimento, promovendo o gosto dos estudantes da Educação Básica (EB) pelas Ciências. Este trabalho apresenta a experiência com os encaminhamentos e desenvolvimento das atividades do 2° Salão das Ciências, edital CNPq/MCTI n° 17/2020 – Abrangência Municipal, cujo maior desafio foi realização da 2ª edição de forma remota em virtude da Pandemia de Covid-19. O encaminhamento metodológico se deu a partir do lançamento da proposta aos professores da rede de Educação de uma cidade do RS, seguido de uma palestra sobre Ensino remoto e a prática da Experimentação, com a intencionalidade de apresentar aos professores da EB a viabilidade do desenvolvimento das atividades experimentais e de pesquisa no ensino remoto. Durante abril a outubro de 2021, licenciandos da Universidade auxiliaram os professores nas orientações e desenvolvimento dos trabalhos com os estudantes. A realização do Salão de forma online teve alguns desafios, como a adesão dos professores das escolas, não pela falta de interesse, mas pela sobrecarga de trabalho que estavam tendo em decorrência do ensino remoto. Participaram do Salão cinco escolas, entre públicas e privadas, totalizando 20 trabalhos inscritos e apresentados, sendo estes distribuídos nas categorias Ensino Fundamental/ Anos Iniciais (A) e Anos Finais (B), Ensino Médio (C). Foram selecionados três trabalhos em cada categoria, classificados em 1º, 2º e 3º lugares respectivamente, na categoria C, os trabalhos dos estudantes das escolas públicas, concorreram a 05 bolsas de Iniciação Científica Júnior, implementadas em 2022 pela Universidade com apoio financeiro do CNPq. Em suma, a realização do Salão das Ciências, desencadeou desafios como adesão dos professores, desenvolvimento de estratégias para orientar e auxiliar professores e estudantes de forma remota. Contudo, o retorno dos discentes foi positivo, bem como os trabalhos por eles desenvolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.